Gaudium news > Nova coroa do Canadá não terá mais Cruz como símbolo principal

Nova coroa do Canadá não terá mais Cruz como símbolo principal

O Canadá teve o símbolo heráldico da coroa modificado após a coroação do Rei Charles III e não terá mais a cruz nem as flores-de-lis

Coroa Rainha Elizabeth II

Redação (10/05/2023 15:10, Gaudium Press) – O Canadá teve o símbolo heráldico da coroa modificado após a coroação do Rei Charles III.

O símbolo heráldico da coroa canadense passou por uma mudança após sugestão do primeiro ministro, Justin Trudeau, alteração que foi oficializada pelo Rei Charles III, em abril passado.

O novo modelo não contará mais com a cruz nem como as flores-de-lis, sendo substituídas por elementos que ressaltam a identidade do Canadá. A cruz e o orbe que ficam no alto da coroa foram substituídos por um floco de neve e as flores-de-lis deram lugar às folhas de bordo, símbolo do Canadá.

De acordo com o site do governo do Canadá, a coroa real canadense “é um símbolo importante da autoridade do soberano, da monarquia canadense e do poder do estado agindo em nome do soberano”, e por isso o novo desenho incorpora elementos que enfatizam a identidade canadense da monarquia.

O floco de neve que substitui a cruz e o orbe da coroa é uma insígnia da Ordem do Canadá, a mais alta honraria do país. O novo modelo da coroa canadense também substitui as flores-de-lis por folhas de maple, descrita pelo site do governo como um símbolo canadense por excelência.

A coroa canadense não é um objeto material, mas um símbolo heráldico utilizado em uniformes militares, passaportes e outros documentos oficiais canadenses, sendo seu uso restrito a organismos federais ou locais que tenham solicitado permissão para o seu uso.

O novo design foi elaborado pela artista Cathy Bursey-Sabourin, especializada em heráldica no Canadá, e será implantado gradualmente nas instituições canadenses. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas