Gaudium news > Nova Conferência Episcopal é criada para países da Ásia Central

Nova Conferência Episcopal é criada para países da Ásia Central

Após um decreto da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão, Turcomenistão e Tadjiquistão terão sua própria Conferência Episcopal

Cruz de igreja da Terra Santa e roubada por vandalos 1

Redação (11/10/2021 5:15, Gaudium Press) Após um decreto da Congregação para a Evangelização dos Povos, do último mês, foi criada uma conferência episcopal para cinco países da Ásia Central.

A partir de agora Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão, Turcomenistão e Tadjiquistão possuem uma conferência episcopal regional.

Até então apenas o Cazaquistão era dividido em dioceses. Os outros países eram organizados por Administrações Apostólicas.

Os cinco países asiáticos são de maioria muçulmana, cerca de 80% da população. Os católicos são a terceira maior população religiosa desses países que antes pertenciam à extinta União Soviética..

O Bispo de Karaganda, no Cazaquistão, manifestou seu contentamento com a notícia: “Estamos muito felizes com o nascimento dessa nova Conferência episcopal. Ela é o fruto de dois anos de trabalho que permite à presença católica crescer e amadurecer no país”

E acrescentou que os países concernidos poderão “responder juntos às questões críticas e aos desafios comuns e ao mesmo tempo de nos ajudar mutuamente na resolução de problemas específicos de cada país”.

Monsenhor Dell’Oro elencou alguns dos principais desafios dos países asiáticos. Em primeiro lugar, fazer que a religião católica não seja vivida de maneira cultural, mas com fé verdadeira e em segundo lugar vencer as barreiras da longa história de ateísmo da União Soviética. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas