Gaudium news > Nossa Senhora e a Santa Casa de Loreto

Nossa Senhora e a Santa Casa de Loreto

A cidade italiana de Loreto abriga uma das mais importantes relíquias da Cristandade: a Santa Casa da Bem-Aventurada Virgem Maria.

Nossa Senhora de Loreto

Redação (10/12/2022 09:00, Gaudium Press) Em fins do século XIII, a notícia de que a Terra Santa estava perdida para os cristãos espalhou uma profunda tristeza nas almas piedosas. No entanto, outra notícia, silenciosa e calma, trouxe alegria: a santa casa de Nazaré, onde a Virgem concebera o Verbo feito carne, fora transportada pelos anjos a Dalmácia, e de lá, por Ancona, para Recanati, Loreto.

Ao levantar da aurora, alguns habitantes se aperceberam, com espanto, do novo edifício, localizado num lugar onde jamais se vira casa alguma ou mesmo qualquer cabana. A notícia do prodígio bem cedo correu por toda a parte.

Mistérios em torno da Santa Casa de Loreto

Donde viera aquela misteriosa construção? E a forma oriental, o estranho ar de antiguidade, a estrutura, tudo levava a interrogações sem fim. E o que mais desconcertava era como se sustentava a casa, uma vez que estava pousada sobre a terra nua, sem quaisquer fundamentos. O estupor, pois, era geral.

Santa Casa de Loreto 1

Eis então quando surgiu a venerável figura do pastor da igreja de São Jorge, o bispo Alexandre, natural de Modruzia. E um murmúrio longo encheu os ares – uma vez que o prelado jazia gravemente enfermo e sem esperanças de cura. Como aparecia ele, então, ali?

Nossa Senhora revela a Santa Casa de Nazaré

À noite, no leito da dor, sentira o mais ardente desejo de ir contemplar o prodígio, cujos rumores cruzava por toda parte. Então, Nossa Senhora lhe apareceu, rodeada de anjos sem conta, sorrindo maravilhosamente, disse-lhe com uma voz, cuja doçura, sentia-o o bom bispo, vinda toda do mais fundo do sagrado coração.

– Eis-me aqui, filho, que me chamaste, Vim dar-te um eficaz socorro e explicações sobre o mistério que teu coração deseja ver revelado. Fica, pois, sabendo que a santa morada trazida recentemente ao teu território é a casa mesma onde nasci e recebi quase toda a minha educação.

Foi onde recebi a nova trazida pelo Arcanjo Gabriel, onde concebi por obra do Espírito Santo o Divino Menino. Foi lá, escuta, que o Verbo se fez carne! Os apóstolos, depois de minha morte, consagraram esta casa ilustre pelos altos mistérios, disputando a honra de ali celebrar o augusto sacrifício. O altar é o mesmo que o apóstolo Pedro erigiu.

O crucifixo que lá se vê, foi colocado, outrora, pelos apóstolos. A estatueta de cedro é a minha imagem, feita pelo evangelista Lucas, que, levado pela afeição que por mim nutria, e pelo apego, exprimiu, por meio da arte, os meus traços, tão perfeitamente quanto possível a um mortal.

Santa Casa de Loreto 2

“Para Deus nada é impossível”

E, sempre muito doce e rodeada de anjos sem fim, continuou:

– Esta casa, amada, muito amada do céu, cercada durante tantos séculos de honras da Galileia, mas hoje desprovida de homenagens em meio ao desfalecimento da Fé, passou de Nazaré para estas plagas.

E afirmou, peremptória:

– Aqui não há dúvida: o autor deste grande acontecimento é Deus, para quem nada é impossível.

Santuario de Loreto

A casa de Nazaré é transportada pelas mãos dos anjos até Loreto

E, olhando-o ternamente, tanto quanto poderia sê-lo a ternura mesma, finalizou:

– De resto, a fim de que tu mesmo sejas testemunha e explicador de tudo o que te disse, fica curado. Tu, enfermo desde há muito, surgindo subitamente em toda a sua saúde, levarás a todos à crença deste prodígio.

E, Maria, vagarosamente subiu aos céus, sempre a sorrir e sempre rodeada de anos infindos, desapareceu das vistas do bom bispo extasiado e curado. No quarto permaneceu um celeste perfume desconhecido da terra.

Três anos e meio depois da chegada a Tersatz, a casa de Nazaré, transportada pelas mãos dos anjos, novamente elevou-se nos ares e desapareceu das vistas do povo desolado, assentando-se em Loreto. (EPC)

(Livro Vida dos Santos, Padre Rohrbacher, Volume XXI, págs. 168 à 175, 177 à 180)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas