Gaudium news > Nossa Senhora do Perpétuo Socorro será venerada no Santuário de Aparecida

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro será venerada no Santuário de Aparecida

A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro começou a ser propagada a partir do século XIX através do trabalho dos missionários redentoristas.

nossa senhora do perpetuo socorro

São Paulo – Aparecida (25/06/2021 16:57, Gaudium Press) Por ocasião da festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que será celebrada no próximo domingo, 27 de junho, uma réplica do ícone mariano ficará exposto durante todo o dia no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida (SP).

Os fiéis também poderão participar das celebrações eucarísticas que ocorrerão durante todo o dia a partir das 06h da manhã. A última Missa do dia será celebrada às 18h e terá transmissão ao vivo pelas redes sociais do Santuário Nacional e da Rede Aparecida de Comunicação. As missas das 08h e das 12h também serão transmitidas pela internet.

O simbolismo do Quadro de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro 5

Origem da devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro começou a ser propagada a partir do século XIX, apesar de remontar ao período bizantino. Foi o Papa Beato Pio IX que, no ano de 1866 confiou o ícone mariano aos Missionários Redentoristas recomendando que fizessem esta devoção ser conhecida no mundo inteiro.

Graças a este trabalho missionário, a pequena pintura em madeira, que mede apenas 54 centímetros de altura por 41,5 de largura, ser tornou conhecida e venerada em todo o mundo. O quadrinho, feito na Ilha de Creta, Grécia, chegou a ser roubado e mais tarde recuperado. Atualmente, ele pode ser venerado na Igreja de Santo Afonso, em Roma, onde é custodiado.

A Copiosa Redenção do ícone mariano

Segundo o diretor da Academia Marial de Aparecida, Padre José Ulysses da Silva, o ícone “representa aquilo que nós, Redentoristas, chamamos de Copiosa Redenção, ou seja, o amor e a misericórdia distribuída a todos aqueles que têm Jesus como seu Redentor”.

Para o de igreja do Santuário Nacional, Padre Eduardo Ribeiro, “se nós olharmos bem este ícone, vamos ver que Jesus é o centro do quadro. Nossa Senhora está apontando para ele, num movimento que chamamos de Hodegétria”.

O simbolismo do Quadro de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro 1

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Brasil

A invocação mariana de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se tornou Padroeira das Missões Redentoristas. Os missionários desta ordem passaram a levar réplicas do ícone mariano durante as pregações que realizavam em diversos lugares do mundo.

Centenas de igrejas no Brasil são dedicadas a esta devoção mariana. Na maior parte delas, as comunidades locais se reúnem para celebrar a Novena Perpétua de Nossa Senhora. Esta invocação da Mãe de Deus também foi declarada como Rainha do estado do Mato Grosso do Sul e padroeira de diversos municípios do Brasil. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas