Gaudium news > “Nossa mensagem é Cristo; não somos uma ONG”, diz missionário Salesiano

“Nossa mensagem é Cristo; não somos uma ONG”, diz missionário Salesiano

Antes de tudo, os missionários não são ‘prestadores de serviços sociais’, mas evangelizadores que anunciam ‘o mistério de Jesus de Nazaré, Filho de Deus.

Antes de tudo, os missionários não são ‘prestadores de serviços sociais’, mas evangelizadores que anunciam ‘o mistério de Jesus de Nazaré, Filho de Deus.

Redação (14/12/2020, 15:31, Gaudium Press) Viver o espírito missionário de Dom Bosco hoje significa renovar o nosso encontro pessoal com Jesus Cristo todos os dias, não para nos pregarmos, mas para sermos portadores autênticos e acreditados da Mensagem que levamos: Nosso Senhor Jesus Cristo!

Esta afirmação foi feita pelo Padre Alfred Maravilla, um sacerdote salesiano de 57 anos que tem 21 anos de experiência missionária na Papua-Nova Guiné, e que se tornou conselheiro no Dicastério Missionário de sua Congregação desde março último.

Antes de tudo, um missionário não é um prestador de serviços sociais: somos anunciadores do “mistério de Jesus”

Padre Alfred Maravilla deixou para a “Ásia News” uma breve reflexão de muito proveito para todos os missionários:
“Os missionários não são, antes de tudo, ‘prestadores de serviços sociais’, mas evangelizadores que anunciam ‘o mistério de Jesus de Nazaré, Filho de Deus’.

Em lugares onde não podemos sequer mencionar o nome de Jesus ou exibir símbolos cristãos, o testemunho deve ser tão claro que desperte interesse.
Não se deve reduzir a presença cristã a “uma ONG” E esta é uma preocupação constante do Papa, na Evangelii Gaudium, de Bento XVI e João Paulo II antes dele”.

Antes de tudo, os missionários não são ‘prestadores de serviços sociais’, mas evangelizadores que anunciam ‘o mistério de Jesus de Nazaré, Filho de Deus.

Não há Natal sem Jesus Cristo! Quando as referências ao nascimento de Cristo são removidas, não é mais Natal!

O missionário salesiano sublinhou que “A festa de Natal leva-nos ao cerne da nossa fé cristã. No entanto, quando todas as referências ao nascimento de Cristo são removidas, não é mais Natal. Na verdade, não há Natal sem Jesus Cristo!

Só na Ásia os Salesianos contam com mais de 4000 membros realizando pastoral, mantendo obras missionárias e quase 1000 instituições educacionais. Muitas vezes nos convidam a abrir uma presença salesiana em muitos lugares, porque valorizam nossa pastoral com os jovens pobres e abandonados, a formação técnica em nossos centros ou nossa ação social em favor dos refugiados, jovens marginalizados e deslocados, disse.

Para Padre Alfred Maravilla, “esta é uma grande bênção. Mas também pode se tornar um risco.
Nós, salesianos, corremos o risco de nos tornarmos tão focados na nossa obra de promoção humana e de desenvolvimento dos pobres e marginalizados que poderíamos acabar sendo menos evangelizadores e mais assistentes sociais ou prestadores de serviço social”.

Para o missionário que exerce sua missão na Ásia, “Se isso acontecer, logo desaparecerá o desejo de fazer o bem e não teremos mais a alegria de evangelizar. Não há missão sem Cristo!”

“Com efeito, recorda Padre Alfred, ‘Não há verdadeira evangelização se o nome, os ensinamentos, a vida, as promessas, o Reino, o mistério de Jesus de Nazaré, Filho de Deus, não forem proclamados’!”, conforme diz Paulo VI, na Evangelii Nuntiandi, número 22.

Mesmo que não seja sábio falar sobre Jesus, nunca devemos perder o desejo interior de dar testemunho de Jesus.

Certamente, enfatiza o missionário salesiano com 21 anos de experiência na Ásia: “Nenhum crente em Cristo, nenhuma instituição da Igreja pode escapar a este dever supremo: anunciar Cristo a todos os povos.” (Redemptoris Missio, 3). Mas, para ele, existem situações ou contextos em que não podemos sequer mencionar o nome de Jesus ou exibir símbolos cristãos. Nesses casos, mesmo que não seja sábio falar sobre Jesus, nunca devemos perder o desejo interior e a intenção interior de fazer o que fazemos para dar testemunho de Jesus. O desafio é viver de forma que nosso testemunho de vida seja um meio de despertar o interesse em descobrir a pessoa de Jesus.”

De fato, relembra padre Alfred, citando Bento XVI, ‘não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou por uma grande ideia, mas antes pelo encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá um novo horizonte à vida e, com ela, uma orientação decisiva’. (Bento XVI, Deus Caritas Est, 1).

O que significa viver o espírito missionário de Dom Bosco, hoje

Viver o espírito missionário de Dom Bosco hoje significa renovar o nosso encontro pessoal com Jesus Cristo todos os dias, não para nos pregarmos, mas para sermos portadores credíveis da Mensagem que levamos: Nosso Senhor Jesus Cristo! ”  (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas