Gaudium news > Nomeado Bispo para a Diocese de Alagoinhas

Nomeado Bispo para a Diocese de Alagoinhas

Mons. Francisco de Oliveira Vidal foi nomeado Bispo da Diocese de Alagoinhas na Bahia.

Mons. Francisco de Oliveira Vidal - Foto: Diocese de Governador Valadares

Mons. Francisco de Oliveira Vidal – Foto: Diocese de Governador Valadares

Redação (27/09/2022 10:20, Gaudium Press) Mons. Francisco de Oliveira Vidal foi nomeado pelo Papa Francisco Bispo da Diocese de Alagoinhas na Bahia. O anúncio foi dado hoje, dia 27 de setembro, pela Sala de Imprensa da Santa Sé. A Igreja Particular estava vacante desde 13 de janeiro de 2021, quando Dom Paulo Romeu Dantas Bastos foi transferido para a diocese de Jequié (BA).

Pertencente ao clero da Diocese de Governador Valadares, Mons. Vidal até agora era Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora Auxiliadora e Diretor do Instituto Teológico.

Segundo um comunicado da Diocese de Valadares, Dom Félix quer confiar o ministério episcopal de Mons. Vidal à proteção de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais, e de Santo Antônio, Padroeiro das dioceses de Alagoinhas e Governador Valadares.

A Missa de Apresentação do Bispo Eleito de Alagoinhas será celebrada hoje na Catedral de Santo Antônio em Valadares, às 19h30.

Alguns dados sobre o bispo

Mons. Francisco de Oliveira Vidal nasceu em 28 de abril de 1964, em Rio Pomba, Minas Gerais. Ingressou no Seminário Nossa Senhora do Rosário (Diocese de Caratinga) em 1980, onde cursou o seminário menor. Realizou seus estudos filosóficos no Seminário Maior Nordeste Minas (Diocese de Teófilo Otoni) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Belo Horizonte).

Foi ordenado Presbítero em 1º de maio de 1988, em Governador Valadares-MG. Depois, fez mestrado em Teologia Moral na Academia Alfonsiana – Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, recebendo o título de mestre em Teologia Moral, em 2002.

Atualmente, é Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora Auxiliadora; Diretor do Instituto Teológico Dom Hermínio Malzone Hugo, onde também leciona as disciplinas de Teologia Moral; e é docente da mesma disciplina na Escola Diaconal Dom Werner Franz Siebenbrock.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas