Gaudium news > Nigéria: beneditinos são sequestrados e sacerdote cria organização para tratar vítimas de sequestro

Nigéria: beneditinos são sequestrados e sacerdote cria organização para tratar vítimas de sequestro

Três religiosos beneditinos foram sequestrados por homens armados na Nigéria. Diante do aumento da violência e dos sequestros no país, um sacerdote fundou uma organização para tratar os traumas das pessoas que foram sequestradas

Nigerianbandits2

Redação (20/10/2023 16:45, Gaudium Press) A Nigéria foi mais uma vez palco de um sequestro envolvendo membros da Igreja Católica. Na madrugada do último dia 17 de outubro, dois postulantes e um noviço foram sequestrados de um mosteiro beneditino na Diocese Católica de Ilorin, no estado de Kwara, localizado no centro do país.

Os três beneditinos sequestrados são Godwin Eze, Anthony Eze e Peter Olarewaju, que residem no mosteiro. Os sequestradores invadiram o recinto armados e acredita-se que façam parte da etnia Fulani.

A notícia do sequestro foi divulgada pelo Padre Anselm Lawani, Administrador Diocesano de Ilorin. O Padre Anselm Lawani exortou a comunidade a se unir em oração pela proteção e rápida libertação dos irmãos das mãos dos sequestradores, buscando a intercessão de Nossa Senhora.

Até o momento, não há informações sobre o paradeiro dos sequestrados, mas as autoridades nigerianas já foram notificadas sobre o incidente e estão trabalhando para libertá-los.

O sequestro dos três religiosos ocorreu logo após a liberação de três religiosas que também tinham sido sequestradas. Infelizmente, este incidente não é isolado e ocorre em um contexto de crescente violência contra religiosos na Nigéria. Em 2022, 30 padres foram sequestrados no país.

Tratar os traumas causados pela violência e sequestro

O sequestro é uma ameaça tão comum que o sacerdote Stephen Ojapah lançou uma iniciativa para tratar os traumas das pessoas sequestradas. O Padre Stephen esteve ele próprio em cativeiro durante 33 dias e percebeu que mesmo após sua libertação o sequestro deixou muitos traumas em sua vida.

Agora, o sacerdote está fundando uma organização para ajudar as vítimas de trauma (OTVI, na sigla em inglês). Ele descreveu essa iniciativa como um projeto voltado para auxiliar os nigerianos a enfrentar o trauma resultante da ação de grupos criminosos e de outros tipos de violência, principalmente o sequestro.

Além disso, a OTVI oferece uma ampla gama de serviços, incluindo assistência médica e psicológica para lidar com traumas, bem como apoio jurídico às vítimas de sequestro na Nigéria. A iniciativa também promove treinamento profissional e programas econômicos que visam auxiliar as vítimas de sequestro em sua recuperação financeira. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas