Gaudium news > Nicarágua: Padre Benavidez condenado pelo regime de Ortega

Nicarágua: Padre Benavidez condenado pelo regime de Ortega

“Conspiração contra a integridade nacional” e “propagação de notícias falsas” são os ‘crimes’ do sacerdote. 

sacerdote nicaragua

Redação (18/01/2023 10:52, Gaudium Press) “Conspiração contra a integridade nacional” e “propagação de notícias falsas” são os crimes atribuídos a mais um sacerdote na Nicarágua, desta vez o Pe. Óscar Benavidez Dávila, ex-pároco da Igreja do Espírito Santo em Mululukukú.

Qual foi o crime do sacerdote, segundo sua defesa? Ter emitido uma opinião que circulou nas redes sociais, ou seja, o famoso ‘crime de opinião’, um dos mais ‘graves’ quando ocorre nas ditaduras comunistas do Caribe.

O juiz Aguirre de Manágua ainda não estabeleceu uma sentença de condenação, mas a Promotoria do regime de Ortega pede oito anos de prisão.

Pe. Benavidez esteve em isolamento total durante dois meses até à primeira audiência, em 6 de outubro do ano passado. Ele havia sido capturado após celebrar a Eucaristia. Primeiro, mantiveram-no no sinistro El Chipote, e depois transferiram-no para o centro penal de Tipitapa, transferências que não foram justificadas.

Esta condenação se soma ao processo em andamento contra Dom Rolando Álvarez Bispo de Matagalpa, que hoje atrai a atenção das pessoas em todos os cantos da Terra. O mundo também está atento aos sacerdotes de Matagalpa que foram capturados com o Bispo Álvarez em Matagalpa, e que hoje continuam nas masmorras de El Chipote.

Atualização: O Comissário Geral da Polícia da Nicarágua, Pedro Rodríguez Argueta – que era chefe de polícia do Triángulo Minero, Prinzapolka e Mulukukú, e que havia sido capturado pelo regime, passando todo o mês de dezembro detido – foi libertado por ordem de Daniel Ortega e Rosario Murillo, segundo o meio de comunicação Café con Voz. Este Comissário Geral foi o responsável “pela operação de sequestro do Padre Oscar Benavidez, pároco da Igreja do Espírito Santo, localizada no município de Mulukukú”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas