Gaudium news > Nicarágua: crise diplomática com o Vaticano

Nicarágua: crise diplomática com o Vaticano

Mais uma medida contra a Igreja Católica: Ortega ordenou a suspensão das relações diplomáticas com o Vaticano.

Foto: Vatican News

Foto: Vatican News

Redação (14/03/2023 11:20, Gaudium Press) Fontes vaticanas explicaram que a Nicarágua fez um pedido à Santa Sé para o encerramento das respectivas sedes diplomáticas, esclarecendo que ocorreu uma suspensão das relações diplomáticas. O governo de Ortega pediu o fechamento da nunciatura, da representação do Vaticano no país centro-americano e da embaixada da Nicarágua junto à Santa Sé.

Trata-se de um primeiro passo para a ruptura total das relações diplomáticas, o que ainda não aconteceu. A Nicarágua não tem embaixador junto à Santa Sé desde 21 de setembro de 2021, quando Ortega cancelou a nomeação de Elliette Ortega Sotomayor, e conta apenas com um ministro conselheiro para negociações.

Da mesma forma, em março do ano passado, o Governo também expulsou o núncio apostólico Monsenhor Waldemar Stanislaw Sommertag e, desde então, monsenhor Marcel Diouf, secretário da nunciatura, está a cargo da missão diplomática vaticana.

Esta medida surgiu depois de uma entrevista do Papa Francisco ao site argentino Infobae, que definiu a ditadura de Ortega como uma “ditadura grosseira”: “É como se [Ortega] tivesse trazido a ditadura comunista de 1917 ou a ditadura hitlerista de 1935”.

O Pontífice também defendeu o bispo D. Rolando Álvarez: “Temos um bispo preso. Um homem muito sério, muito capaz. Quis dar o seu testemunho e não aceitou o exílio”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas