Gaudium news > Natal passa a ser festa nacional no Iraque

Natal passa a ser festa nacional no Iraque

O Parlamento iraquiano decidiu por unanimidade que o Natal será uma “festividade nacional” comemorada em todo o país a partir deste ano.

 

O Parlamento iraquiano decidiu por unanimidade que o Natal será uma “festividade nacional” comemorada em todo o país a partir deste ano.

Redação (17/12/2020, 10:50 – Gaudium Press) A partir de agora o Natal torna-se uma festa oficial no Iraque.

A festa de Natal chega ao Iraque, “oficialmente e para sempre”, após votação unânime do Parlamento. A proposta aprovada foi formulada nos últimos meses tendo sido divulgada durante um encontro entre o presidente iraquiano Barham Salih e o patriarca caldeu, cardeal Louis Raphael Sako, que, logo que soube da aprovação, expressou sua alegria e gratidão por esta decisão tão esperada.

Festa de Natal já era reconhecida em algumas regiões do Iraque 

As autoridades políticas iraquianas já haviam assinalado para o reconhecimento da festa de Natal quando, em 2008, foi reconhecida em algumas regiões, porém, não em todo o território nacional. Em 2013 o governo iraquiano havia estabelecido que o dia 25 de dezembro seria um feriado nacional. Segundo o governo de Bagdá, um dia de descanso para que a minoria cristã pudesse viver as comemorações em família.

Há dois anos, 2018, o governo iraquiano havia aprovado uma emenda que modificava a lei sobre feriados nacionais. Foi nessa ocasião que o Natal passou a ter o status de celebração pública para todos os cidadãos, cristãos e muçulmanos.

No ano passado, o cardeal Louis Raphael Sako havia dado algumas instruções sobre como celebrar o Natal de forma sóbria, sem momentos de convívio público, como sinal de proximidade às famílias das centenas de mortos e feridos registrados durante os protestos e confrontos de rua que nos meses anteriores haviam abalado o país.

O Parlamento iraquiano decidiu por unanimidade que o Natal será uma “festividade nacional” comemorada em todo o país a partir deste ano.

A partir deste ano de 2020, o Natal volta a ser reconhecido como festividade nacional em todo o Iraque

A partir deste ano, portanto, o Natal se torna uma festividade nacional no Iraque. O cardeal Louis Raphael Sako, imediatamente após ouvir a notícia da decisão unânime do Parlamento, divulgou uma mensagem na qual agradeceu ao presidente iraquiano Barham Salih, ao presidente do Parlamento Muhammad al Halbousi e a todos os parlamentares “pelo voto favorável de seus irmãos cristãos”, invocando a bênção e a recompensa de Deus para todos eles.

No dia 17 de outubro o próprio cardeal Sako havia exposto ao presidente Salih a proposta de apresentar um projeto de lei ao Parlamento voltado a reconhecer o Natal como feriado em todo o Iraque.

Na ocasião, o patriarca caldeu recebia em sua residência o presidente Salih que destacou o papel das comunidades cristãs na reconstrução do país, após os anos de ocupação jihadista de Mosul e grandes regiões do norte do Iraque. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Fides)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas