Gaudium news > Nas dificuldades, deixe-se tocar pelo Coração de Jesus, recomenda o Papa

Nas dificuldades, deixe-se tocar pelo Coração de Jesus, recomenda o Papa

No “Vídeo do Papa”, Francisco pede orações pelos sofrem dificuldades, para que encontrem caminhos de vida no Coração de Jesus.

 No "Vídeo do Papa", Francisco pede orações pelos sofrem dificuldades, para que encontrem caminhos de vida no Coração de Jesus.

Redação (05/06/2020 10:58, Gaudium Press) O “Vídeo do Papa” divulgado para o mês de junho indica que as intenções de orações pedidas pelo Pontífice são para que todos os que sofrem encontrem caminhos de vida no Sagrado Coração de Jesus:
“Rezemos para que aqueles que sofrem encontrem caminhos de vida, deixando-se tocar pelo Coração de Jesus”, diz Francisco.

Esse pedido de orações é feito enquanto a pandemia do novo coronavírus ainda continua sendo uma realidade dolorosa em muitas partes do mundo. E Francisco lembra aqueles que passam por todos os tipos de dificuldades recordando, então, que existe um caminho que ajuda a todos:  “um caminho cheio de compaixão que transforma a vida das pessoas e as aproxima do Coração de Cristo, que nos acolhe a todos com ternura”.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus, centro da Misericórdia

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus tem uma longa história. Ela começa com o “coração trespassado de Jesus” no Evangelho de São João, passa pelas revelações a Santa Margarida Maria Alacoque no século XVII (canonizada em 13 de maio de 1920 pelo Papa Bento XV)  e continua com o posterior culto ao Sagrado Coração, no século XIX.

A história dessa devoção continua e vai até a Divina Misericórdia com Santa Faustina Kowalska, no início do século XX.

Também o Papa Pio XII, em 1956, escreveu a encíclica Haurietes aquas que trata do Sagrado Coração de Jesus e da devoção a Ele tributada.

Ao longo da história, houve várias formas de manifestação dessa devoção, com diferentes linguagens, mas sempre com o apelo para que o Pai Celeste nos revelasse em toda a sua profundidade o mistério de seu amor através de um símbolo privilegiado: o coração vivo de seu Filho ressuscitado. E isso, diz Francisco, porque “o coração de Cristo é o centro da misericórdia”.

Os pedidos de orações do Papa são feitos pelo Pontífice e distribuído para os membros do Apostolado da Oração em todo o mundo e é a “Rede Mundial de Oração do Papa” que produz os “Vídeos do Papa” e os divulga.
O diretor internacional da “Rede”, padre Frédéric Fornos SJ, destaca que a devoção ao Coração de Jesus estabelece uma missão de compaixão pelo mundo e é o fundamento de toda missão:

“O discípulo a quem Jesus mais amava, aquele que conhecia melhor o coração de Jesus, recostado junto a Ele (Jo 13, 23) também foi o primeiro a reconhecer Jesus ressuscitado às margens do lago da Galileia (Jo 21, 7).
Quanto mais próximo alguém estiver do Coração de Jesus, mais perceberá suas alegrias e sofrimentos pelos homens, mulheres e crianças deste mundo; e reconhecerá Sua presença hoje como ontem, atuando no mundo.
Quanto mais perto estivermos do Coração de Jesus, menos indiferentes seremos ao que nos cerca, desejando nos comprometer com Jesus Cristo neste mundo, a serviço de sua missão de compaixão. ” (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas