Gaudium news > Na Festa do Círio de Nazaré: Papa envia carta à Arquidiocese de Belém

Na Festa do Círio de Nazaré: Papa envia carta à Arquidiocese de Belém

A Festa do Círio de Nazaré será comemorada no dia 11 de outubro, quando se completam os 228 anos de comemorações da festa mariana que leva às procissões cerca de dois milhões de paraenses.

A Festa do Círio de Nazaré será comemorada no dia 11 de outubro, quando se completam os 228 anos de comemorações da festa mariana que leva às procissões cerca de dois milhões de paraenses.
Belém – Pará (03/10/2020, 04:10, Gaudium Press) O segundo domingo do mês de outubro é uma data especial para o povo paraense: Belém do Pará festeja o Círio de Nazaré.

A Festa será no dia 11 de outubro, quando se completam os 228 anos de comemorações da Festa mariana que será bem diferente neste ano de 2020 por causa das restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19.

Segundo a arquidiocese, a festa será sem as procissões e sem a tradicional caminhada dos fiéis pelas ruas históricas de Belém, mas será forte nos corações e lares dos paraenses e de centenas de milhares de devotos espalhadas pelo mundo.

Papa envia Mensagem para fiéis devotos de Nossa Senhora de Nazaré

Diante da grandiosidade dessa realidade religiosa, o Papa Francisco, por meio da Nunciatura Apostólica no Brasil, enviou uma mensagem a Arquidiocese de Belém do Pará e aos fiéis devotos de Nossa Senhora de Nazaré em todo o Brasil.

Na carta, o Pontífice convida o povo a levantar o “olhar para Maria, a Mãe que Cristo nos deixou” e que rezem pelo fim do sofrimento do mundo e para que todas as famílias mergulhadas no sofrimento possam encontrar o consolo e a paz.

Ao final de sua Mensagem o papa concedeu sua Bênção Apostólica e pediu aos que os fiéis que não deixem de rezar por ele.

O Círio de Nazaré

O Círio é o momento para entender o mistério do “sim” de Maria, um dos eventos fundamentais para a Igreja, que convida multidões à comunhão com Jesus, explica a Arquidiocese de Belém.

As manifestações marianas estão espalhadas pelo mundo com o propósito de anunciar o Evangelho.
Entre estas manifestações está o Círio de Nazaré, a festa da Rainha da Amazônia, a Padroeira dos paraenses e rainha da Amazônia que é celebrada desde o dia 8 de setembro de 1793. Depois passando a ser a ser realizado no segundo domingo de outubro a partir de 1901.

Este ano o Círio será diferente, sem as procissões e os fiéis caminhando e manifestando sua fé pelas ruas históricas de Belém. Serão seguidos todos os protocolos de segurança, porém, possibilitando ao máximo que todos possam viver esta devoção tão enraizada na alma do paraense.

A Festa do Círio de Nazaré será comemorada no dia 11 de outubro, quando se completam os 228 anos de comemorações da festa mariana que leva às procissões cerca de dois milhões de paraenses.

Integra da Mensagem do Papa Francisco

“Excelentíssimo e Reverendíssimo

Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém do Pará

“Ao celebrar-se as festividades do Círio de Nazaré, o Papa Francisco envia uma calorosa saudação a todos os devotos de Nossa Senhora que, neste ano marcado por numerosos desafios e tribulações, recorrem a Santa Mãe de Deus refugiando-se sob a sua materna proteção.

No meio desta pandemia que causa tanta aflição e transtorno, impedindo inclusive que se realize a tradicional procissão do Círio, o Santo Padre convida a levantar o “olhar para Maria, a Mãe que Cristo nos deixou” e que “embora seja única Mãe de todos, manifesta-Se de distintas maneiras na Amazônia” (Exort. Apost. Querida Amazônia, 111), pedindo-Lhe que interceda junto ao seu divino Filho a fim de que esta dura prova termine e todas as famílias mergulhadas no sofrimento possam encontrar o consolo e a paz.

Além disso, seguindo o exemplo da Virgem de Nazaré, que nunca esmoreceu perante as dificuldades, todos batizados não deixem diminuir o ardor missionário, certos de que, “para quantos encontraram (Jesus Cristo), vivem na sua amizade e se identificam com a sua mensagem, é inevitável falar d’Ele e levar aos outros a sua proposta de vida nova:
“Ai de mim, se eu não evangelizar” (1 Cor 9, 16) (Ibid., 62). “

E para confirmar tais votos e orações o Papa Francisco lhes concede a Bênção Apostólica, pedindo também que, por favor, não deixem de rezar por ele.

Cardeal Pietro Parolin
Secretário de Estado da Santa Sé

(Da redação Gaudium Presss, fotos Luiz Estumano – Jornal Voz de Nazaré e Vatican News)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas