Gaudium news > Museus do Vaticano oferecem visitas para descobrir o Natal na Arte

Museus do Vaticano oferecem visitas para descobrir o Natal na Arte

Ao longo da visita é possível ter contato com as diversas formas pelas quais o presépio foi representado ao longo dos séculos.

Museus do Vaticano oferecem visitas para descobrir o Natal na Arte 1

Foto: Vatican Media.

Cidade do Vaticano (06/12/2023 15:05, Gaudium Press) Pelo segundo ano consecutivo, os Museus do Vaticano oferecerão visitas especiais guiadas para descobrir o Natal na Arte ao longo da história. Durante os três próximos sábados (9, 16 e 23 de dezembro), os visitantes poderão participar desta iniciativa voltada a todos os peregrinos e turistas.

Museus do Vaticano oferecem visitas para descobrir o Natal na Arte 3

Foto: Vatican Media.

Uma verdadeira obra de evangelização

Segundo a Irmã Emanuela Edwards, chefe do Gabinete de Atividades Educativas das Coleções Pontifícias, estes passeios especiais de Natal, que podem ser feitos em italiano ou inglês, receberam feedbacks positivos nas edições anteriores. “A maioria dos visitantes diz ter achado o passeio muito útil na preparação para o Natal”, afirmou.

Museus do Vaticano oferecem visitas para descobrir o Natal na Arte 2

Foto: Vatican Media.

“O que mais me emocionou foi a reação das crianças que conheceram com entusiasmo a origem dos personagens que encontram no presépio. Para algumas delas foi a primeira vez que tiveram contato com as histórias bíblicas narrando o nascimento de Jesus. O passeio foi verdadeiramente uma obra de evangelização!”, revelou a religiosa.

Museus do Vaticano oferecem visitas para descobrir o Natal na Arte 4

Foto: Vatican Media.

Auxílio para refletir sobre a história do nascimento de Jesus

Ao longo da visita é possível ter contato com as diversas formas pelas quais o presépio foi representado ao longo dos séculos. Além da arte cristã primitiva, um amplo espaço é dedicado às obras-primas da Galeria de Arte do Vaticano. Os visitantes também conhecem a esplêndida Galeria das Tapeçarias onde a Adoração dos Pastores está representada num fino tecido. O passeio é concluído na Capela Sistina.

 

“São Francisco, há muitos séculos utilizou uma manifestação real ou artística do primeiro Natal para nos ajudar a compreender a realidade do nascimento de Cristo. A partir de então, os artistas procuraram levar-nos à manjedoura para que pudéssemos refletir sobre o Evangelho enquanto o contemplamos diante dos nossos olhos nas suas obras-primas. Estas obras tornam-se assim páginas vivas das Escrituras, ajudando-nos a meditar na história do nascimento do Senhor”, ressaltou a Irmã Emanuela Edwards. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas