Gaudium news > Museu de Arte Sacra de São Paulo inaugura exposição sobre Santa Ana

Museu de Arte Sacra de São Paulo inaugura exposição sobre Santa Ana

A exposição tem por objetivo oferecer aos visitantes uma compreensão aprofundada da veneração à avó de Jesus Cristo e sua influência duradoura na cultura religiosa e urbana da cidade.

Museu de Arte Sacra de Sao Paulo inaugura exposicao sobre Santa Ana

Foto: Divulgação/Museu de Arte Sacra de São Paulo.

São Paulo (14/02/2024 12:42, Gaudium Press) O Museu de Arte Sacra de São Paulo inaugurou uma exposição dedicada à mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus: Santa Ana. Intitulada “Santa Ana em São Paulo: devoção refletida na arte”, a iniciativa marca os 470 anos da cidade e revela a profunda influência da padroeira Santa Ana na cultura e história paulistanas.

Composta por 80 itens do acervo da instituição, a exposição tem por objetivo oferecer aos visitantes uma compreensão aprofundada da veneração à avó de Jesus Cristo e sua influência duradoura na cultura religiosa e urbana da cidade.

Exposição dividida em três partes

A mostra, que permanece em cartaz até 28 de abril, oferece uma visão abrangente das diferentes representações de Santana desde o período colonial até os dias atuais, explorando sua presença na Arte Sacra através de esculturas, pinturas e documentos iconográficos e textuais.

A exposição é dividida em três partes. Na primeira é feita uma detalhada análise sobre as diversas representações de Santa Ana, apresentando a evolução de sua imagem ao longo do tempo. Na segunda parte é explorada a devoção popular à padroeira, destacando a profundidade do culto e sua conexão com a identidade religiosa dos paulistanos. Já na terceira parte, o visitante é convidado a mergulhar na história da relação entre Santana e a cidade de São Paulo.

Museu de Arte Sacra de Sao Paulo inaugura exposicao sobre Santa Ana 2

Foto: Divulgação/Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Breve história de Santa Ana, a avó de Jesus

Santa Ana casou com São Joaquim e enfrentou o preconceito atribuído às mulheres estéreis. Como eram um casal com muita Fé, após seu marido ter se retirado para o deserto em oração e penitência, o maior desejo deles foi atendido e pouco depois do retorno de São Joaquim, Santa Ana concebeu Maria, que estava sendo preparada por Deus para ser a mãe do Salvador.

Por conta de sua história, Santa Ana é considerada a padroeira dos avós e é invocada por mulheres que buscam engravidar. Sua memória litúrgica ocorre no dia 26 de julho, data na qual também é celebrado o dia dos avós. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas