Gaudium news > Museu de Arte Sacra de São Paulo inaugura exposição ‘Imagens de Roca e de Vestir’

Museu de Arte Sacra de São Paulo inaugura exposição ‘Imagens de Roca e de Vestir’

As imagens de roca são aquelas imagens, em sua maioria sacras, que eram conduzidas em procissão e vestidas com trajes de tecido.

Museu de Arte Sacra de Sao Paulo inaugura exposicao ‘Imagens de Roca e de Vestir 1

São Paulo (02/03/2021 11:26, Gaudium Press) O Museu de Arte Sacra de São Paulo está com uma nova exposição intitulada ‘Imagens de Roca e de Vestir’. A mostra reúne 37 peças de seu acervo, assim como da Arquidiocese de Sorocaba, Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Catedral Metropolitana de São Paulo, Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e da coleção Jack Luna.

Imagens de roca e imagens de vestir

As imagens de roca são aquelas imagens, em sua maioria sacras, que eram conduzidas em procissão e vestidas com trajes de tecido. Para aliviar o peso, essas imagens eram entalhadas apenas parcialmente e o acabamento era feito apenas nas partes que seriam vistas pelo público, o restante do corpo era composto por uma armação e coberta por roupas de tecido.

As verdadeiras imagens de roca são as destinadas à participação em procissão, já as imagens de vestir são destinadas exclusivamente a serem vestidas. Essa é a sutil diferenciação feita entre as peças agora expostas no Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Influência na devoção popular

O curador da exposição, João Rossi, ressaltou em entrevista ao jornal O São Paulo, que essas imagens tiveram uma clara influência na devoção popular, principalmente nas imagens da Virgem Maria.

“Estas imagens foram criadas para trazer mais dramaticidade às procissões. Como um meio de catequese e piedade popular, estas obras passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas, miniaturas de imagens de roca e de vestir eram encontradas nos oratórios domésticos, cumprindo sua função de objeto devocional”, explicou.

Museu de Arte Sacra de Sao Paulo inaugura exposicao ‘Imagens de Roca e de Vestir 2

Imagens utilizadas em procissões e presentes em altares

Rossi destaca ainda que “essas imagens são utilizadas não só em procissões, como ainda hoje estão presentes em muitos altares em todo país. Aqui em São Paulo, temos várias igrejas que mantém estas imagens, algumas as cederam para serem expostas aqui no museu, como a imagem de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção, da Igreja da Boa Morte, a imagem de Santa Rita de Cássia, da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, dentre outras”.

A exposição, que irá até o dia 30 de março, apresenta imagens vestidas com roupas de época e até com cabelos naturais, sendo possível ver a estrutura delas. Além disso, o público também terá acesso a acervos históricos, guardados longe dos olhos do público e outros expostos em altares, destacando como estas obras são confeccionadas e vestidas”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas