Gaudium news > Multiplicação dos pães: sinal da generosidade material e espiritual de Deus Pai

Multiplicação dos pães: sinal da generosidade material e espiritual de Deus Pai

A compaixão, a ternura que Jesus mostrou na multiplicação dos pães não é sentimentalismo, é a revelação do amor que cuida das necessidades das pessoas.

  A compaixão, a ternura que Jesus mostrou na multiplicação dos pães não é sentimentalismo, é a revelação do amor que cuida das necessidades das pessoas.

 Redação (03/08/2020 11:05, Gaudium Press) Nas palavras que o Papa Francisco pronunciou antes da oração mariana do Angelus, no domingo, 02/08, ele refletiu sobre a passagem do Evangelho de São Mateus (Mt 14, 13-21) proposto pela liturgia do dia.

Aproximar da Eucaristia com as mesmas atitudes de Jesus

O Evangelho descreve o milagre da multiplicação dos pães e Francisco sublinhou que Jesus sentiu compaixão e ternura diante da multidão e manifestou concretamente seu amor:

“A compaixão, a ternura que Jesus demonstrou para com a multidão não é sentimentalismo, mas a manifestação concreta do amor que cuida das necessidades das pessoas”, afirmou o Papa.

Por isso, Francisco disse que “somos chamados a nos aproximar da mesa eucarística com estas mesmas atitudes de Jesus: compaixão pelas necessidades dos outros”.

O caminho que o Senhor nos indica no Evangelho, começa com Deus e retorna a Deus

A necessidade desta atitude levou o Papa a rezar pedindo que “Maria Santíssima nos ajude a percorrer o caminho que o Senhor nos indica no Evangelho de hoje.

É o caminho da fraternidade, que é essencial para enfrentar as pobrezas e os sofrimentos deste mundo, e que nos projeta para além do próprio mundo, especialmente neste grave momento, porque é um caminho que começa com Deus e retorna a Deus”.

Multiplicação dos pães: Jesus manifesta seu poder como sinal da generosidade de Deus Pai para com seus filhos

A propósito da cena da multiplicação dos pães que aconteceu em um local deserto, o Pontífice destacou que as pessoas estavam procurando por Jesus “para ouvi-lo e serem curados: suas palavras e seus gestos curam e dão esperança”.

Diante da proposta de Jesus aos discípulos de alimentar a multidão, o Santo Padre alertou para o perigo da atitude do “deixem que se arranjem” e fez a pergunta “o que a Providência nos oferece para compartilhar?”.

Para o Papa, Jesus, quer educar os homens de ontem e de hoje para a lógica de Deus: a lógica de cuidar do outro.

Francisco explicou que, com a multiplicação dos pães, “Jesus manifesta seu poder, não de forma espetacular, mas como sinal de caridade, da generosidade de Deus Pai para com seus filhos cansados e necessitados”.

“Ele é imerso na vida de seu povo, ele compreende seu cansaço e suas limitações, mas não deixa que ninguém se perca ou seja excluído: nutre com sua Palavra e dá alimento abundante para o sustento”.

A “multiplicação dos pães” remete à Eucaristia, ao pão eucarístico, alimento para a vida eterna

Além disso, o Santo Padre descreveu que nesta passagem evangélica “é evidente a referência à Eucaristia, especialmente onde ele descreve a bênção, o partir do pão, a entrega aos discípulos, a distribuição ao povo”, por isso destacou “quão estreita é a ligação entre o pão eucarístico, alimento para a vida eterna, e o pão cotidiano, necessário para a vida terrena”.

“Antes de oferecer-se como Pão da salvação, Jesus cuida do alimento para aqueles que O seguem e que, para estar com Ele, se esqueceram de fazer provisões. Às vezes se contrapõem espírito e a matéria, mas na realidade o espiritualismo, como o materialismo, é alheio à Bíblia. Não é uma linguagem da Bíblia”, alertou.

Compaixão não é um sentimento puramente material

Por fim, o Papa Francisco indicou que “a compaixão não é um sentimento puramente material; a verdadeira compaixão é assumir as dores dos outros”, por isso acrescentou que “talvez nos faça bem nos perguntar hoje: ‘tenho compaixão quando leio as notícias de guerras, fome, pandemias? ’

‘Tenho compaixão, ou dirijo o meu olhar para o outro lado?’

Não se esqueça desta palavra: compaixão, que é confiança no amor providente do Pai e significa corajosa partilha”, concluiu. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas