Gaudium news > Mosaico de Nossa Senhora do Carmo é inaugurado nos Jardins Vaticanos

Mosaico de Nossa Senhora do Carmo é inaugurado nos Jardins Vaticanos

Com 1,40 metros de comprimento por 1,10 metros de largura, a obra é de autoria de Francisca Claro e demorou dois anos para concluída.

Mosaico de Nossa Senhora do Carmo e inaugurado nos Jardins Vaticanos 1

Cidade do Vaticano (24/06/2021 16:55, Gaudium Press) Na tarde desta quinta-feira, 24, um mosaico de Nossa Senhora do Carmo, constituído por mais de 15 mil peças coletadas em todo território chileno, foi inaugurado e abençoado nos Jardins Vaticanos.

O Cardeal Giuseppe Bertello, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, foi quem presidiu a cerimônia, que contou com a presença do Cardeal capuchinho Celestino Aós Braco, Arcebispo de Santiago do Chile, que abençoou a imagem sagrada, e do Bispo salesiano Alberto Ricardo Lorenzelli Rossi, seu auxiliar.

Mosaico de Nossa Senhora do Carmo e inaugurado nos Jardins Vaticanos 2

Detalhes do mosaico

Os olhos de Nossa Senhora foram feitos com obsidiana da Ilha de Páscoa, enquanto o céu possui traços sutis de lápis-lazúli. Já o lado direito do manto de Maria apresenta o mapa do Chile retratando todas as regiões do território nacional, incluindo a Antártida.

Com 1,40 metros de comprimento por 1,10 metros de largura, a obra é de autoria de Francisca Claro e demorou dois anos para concluída. O cimento utilizado foi misturado com as cinzas de centenas de mensagens escritas pelos fiéis com intenções de oração.

Mosaico de Nossa Senhora do Carmo e inaugurado nos Jardins Vaticanos 3

Simbologia do mosaico

Há uma rica simbologia presente no mosaico, na qual se destacam sinais dos povos indígenas do país, imagens da flora e fauna locais, objetos tradicionais da religiosidade popular e do folclore chileno.

Nossa Senhora é retratada com o Menino Jesus no colo, ambos seguram o escapulário carmelita e usam coroa de ouro. A artista ressalta que “Nossa Senhora nos cobre e nos acolhe com seu manto do qual brota um rio de graça. Ela é nossa Mãe que nos une”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas