Gaudium news > Mosaico da época bizantina é descoberto na Palestina

Mosaico da época bizantina é descoberto na Palestina

Um agricultor palestino descobriu um mosaico da época bizantina enquanto plantava árvores no jardim

Redação (29/09/2022 10:30, Gaudium Press) Um agricultor da Faixa de Gaza e seu filho descobriram um mosaico que remonta à época entre o século V e VII.

O agricultor, Salmane al-Nabahin, e seu filho estavam plantando árvores no jardim quando, entre os golpes de pá, descobriram um mosaico que data do período bizantino.

O anúncio do achado foi feito pelo ministro do Turismo e das Antiguidades do enclave palestino. A superfície do achado arqueológico é de aproximadamente 25-30m² e está localizada em um campo de refugiados palestinos.

O mosaico representa uma variedade grande de animais: pássaros, patos, coelhos, cachorros, cabras e também frutas e diferentes vegetações. Outra parte do mosaico mostra figuras geométricas e arabescos variados. Outros objetos de cerâmica e muros também foram encontrados, conforme anunciou o ministro.

O arqueólogo e pesquisador, René Elter, associado à Escola bíblica e arqueológica francesa de Jerusalém afirmou que o mosaico é excepcional e que se encontra em perfeito estado de conservação.

A descoberta arqueológica vai ser estudada para determinar a data e se foi concebida para um contexto religioso ou profano. Contudo, Elter advertiu sobre os riscos que a recente descoberta corre por causa da proximidade com a fronteira com Israel.

Afinal, o local do mosaico fica muito próximo da fronteira com Israel e está exposto a enfrentamentos violentos entre israelenses e palestinos. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas