Gaudium news > Morte de Elizabeth II, a história contemporânea se divide entre “antes” e “depois”

Morte de Elizabeth II, a história contemporânea se divide entre “antes” e “depois”

Mais que o desaparecimento de um símbolo, a morte da Rainha Elizabeth II é uma virada de página na história da humanidade.

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Redação (12/09/2022 09:45, Gaudium Press) Quem quisesse adquirir um livro teria muitos modos de avaliá-lo. Comprá-lo só por ter poucas páginas, letra grande e muitas fotografias, apenas mostra que o comprador não está à procura de algo sério e profundo. Obtê-lo simplesmente porque a capa o atrai é, sem dúvida, uma superficialidade, uma prova de que não sabe o que procura.

Contudo, o leitor exigente que quisesse em uma só obra encontrar um estilo literário ao mesmo tempo épico e dramático, histórico e sociológico, biográfico e psicológico, onde estivessem contidas a guerra e a diplomacia, o sucesso e o infortúnio, a glória e a dor, e na qual se pudesse achar um modelo de dignidade, de honra e de grandeza postas a serviço de seu povo e de sua nação, teria em mãos um livro de 96 magníficos volumes, dos quais 70 se escreveram com letras de ouro, e cujo ponto final é não só o fim de uma vida, mas o crepúsculo de todo um passado carregado de esplendores e conquistas. Este livro vivo, que foi Elizabeth II, é a conclusão de uma das mais belas e surpreendentes obras escritas pela humanidade: a história das monarquias.

576px Queen Elizabeth II on her Coronation Day

Digna de marcar um “antes” e um “depois”

A rainha da Inglaterra era, com certeza, um símbolo e uma figura que servia de modelo para todo o mundo. Nenhuma dama de seu tempo soube representar tão bem a nobreza e a distinção como Elizabeth II. Ademais, ser comparado com ela sob qualquer aspecto, sempre foi sinal de máximo elogio para todo o gênero feminino.

Por mais que o mundo inteiro soubesse de sua situação grave de saúde, e mesmo considerando sua avançada idade, o mundo não deixou de se surpreender com a notícia de seu falecimento. Algo de grandioso havia acontecido, uma data importante, um fato digno de marcar um “antes” e um “depois” na história contemporânea.

E isso tudo por um fator simples de justificar: ela não representava a fidalguia agonizante como infelizmente se apresenta hoje, mas trazia para os anos que viveu as glórias e os encantos de uma realeza que dominou a civilização dos séculos passados. A simpatia, a admiração e a atração exercidas por ela em todo o mundo e durante tanto tempo – muito especialmente no povo inglês – é a prova de que dentro de cada homem, por mais igualitário e anarquista que queira parecer, dorme um outro homem inclinado a servir e a encantar-se pelo que é mais alto, e que reconhece a superioridade e o valor da autêntica nobreza.

As próximas páginas

Encerradas as linhas traçadas por Elizabeth II, como serão as próximas páginas? Qual será o papel de Charles III? Como ficará consignada a sua figura?

O “depois” depende exatamente disso. De pouco valeriam todas as solenidades para o sepultamento da rainha se, com elas, se pretendesse enterrar os bons costumes que Elizabeth II promovia e, mais ainda, simbolizava.

O “autor” do próximo livro, Charles III, poderá fazê-lo ou não, na medida em que quiser imprimir uma carapaça ecológica e modernista, mais tendente ao reciclado, alinhando as margens pela esquerda, com exemplos que não ilustram nem incentivam os bons costumes.

Se isto se der, ele escreverá uma história sem o final feliz, que acabará por macular a formidável reputação de sua predecessora e, junto com ela, uma enorme quantidade de páginas douradas.

Que Deus não permita! God save the Queen!

Por Cícero Leite

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas