Gaudium news > Morre o Cardeal indiano Telesphore Placidus Toppo

Morre o Cardeal indiano Telesphore Placidus Toppo

O Cardeal indiano Telesphore Placidus Toppo, Arcebispo emérito de Ranchi, faleceu na última quarta-feira 4 de outubro

Telesphore Toppo cardeal indiano india

Foto: Centro Televisivo Vaticano. Wikipedia.

Redação (05/10/2023 12:00, Gaudium Press) O Cardeal indiano Telesphore Placidus Toppo, o primeiro membro de uma tribo asiática a fazer parte do Colégio Cardinalício, faleceu na quarta-feira, 4 de outubro, pouco antes de completar 84 anos, na diocese de Ranchi, onde era Arcebispo emérito.

O Cardeal sofria de doenças relacionadas com a idade avançada e recentemente havia sido hospitalizado. Sua morte foi anunciada pelo vice-secretário-geral da Conferência Episcopal da Índia (CCBI), Dom Stephen Alathara.

Biografia do Cardeal Telesphore Placidus Toppo

Telesphore Placidus Toppo nasceu em uma família pobre de agricultores em 15 de outubro de 1939, em Chainpur. Ele foi educado na fé cristã depois que seus avós se converteram ao cristianismo no início do século XX. Incentivado por um jesuíta belga que visitava a aldeia, Toppo ingressou na vida religiosa com o anseio de ser também sacerdote. Após fazer uma parte de seus estudos na Índia e outra parte em Roma, ele foi ordenado sacerdote em 1969, em Basileia, na Suíça.

O sacerdote Toppo voltou à Índia, onde trabalhou na pastoral e no ministério universitário. Após alguns anos, foi nomeado Bispo de Dumka em 1978 e, posteriormente, Arcebispo de Ranchi em 1985. Ele se destacou por seu compromisso com o crescimento da Igreja, sua preocupação pelos pobres e necessitados, e foi presidente da Conferência Episcopal da Índia (CCBI).

Em 2003, ele foi admitido no Colégio Cardinalício pelo Papa João Paulo II, tornando-se o primeiro membro de uma tribo asiática a receber o título de Cardeal. Dom Toppo participou dos dois últimos conclaves, os que elegeram Bento XVI e Francisco. Em 2017, ao completar a idade de 75 anos, o Cardeal Toppo pediu a renúncia do governo da Sede de Ranchi, conforme prescreve o Direito Canônico, passando a ser Arcebispo emérito.

As datas do seu funeral e enterro ainda não foram confirmadas. O Papa Francisco enviou um telegrama de condolências aos clérigos, religiosos e fiéis da diocese de Ranchi, que esteve sob o governo do Cardeal Toppo de 1984 a 2018. (FM) 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas