Gaudium news > Monsenhor Guido Marini é nomeado Bispo de Tortona

Monsenhor Guido Marini é nomeado Bispo de Tortona

O prelado sucederá Dom Vittorio Francesco Viola, recentemente chamado ao Vaticano como secretário do Dicastério para o Culto Divino.

Monsenhor Guido Marini e nomeado Bispo de Tortona 1

Cidade do Vaticano (30/08/2021 09:36, Gaudium Press) Após 14 anos de serviço, o Mestre das celebrações litúrgicas pontifícias, Monsenhor Guido Marini, deixará o Vaticano para assumir a Diocese italiana de Tortona. O prelado sucederá Dom Vittorio Francesco Viola, recentemente chamado ao Vaticano como secretário do Dicastério para o Culto Divino.

Monsenhor Guido Marini e nomeado Bispo de Tortona 2

Monsenhor Guido Marini

Monsenhor Guido Marini foi ordenado sacerdote pelo Cardeal Giovanni Canestri, tornando-se seu secretário particular, assim como dos sucessivos Arcebispos, Dom Dionigi Tettamanzi e Dom Tarcisio Bertone.

Tornou-se Mestre das celebrações litúrgicas da Arquidiocese e fundou o “Collegium Laurentianum”, associação de voluntários para o serviço da ordem e acolhida da catedral. Também foi o responsável pela escola da Arquidiocese, diretor espiritual do seminário, onde lecionou Direito Canônico, e então chanceler da Cúria e prefeito da catedral.

Monsenhor Guido Marini e nomeado Bispo de Tortona 3

Mestre das celebrações litúrgicas do Sumo Pontífice

Nomeado Mestre das celebrações litúrgicas do Sumo Pontífice por Bento XVI em outubro de 2007, sucedeu o Arcebispo Dom Piero Marini, que acompanhou boa parte do longo pontificado de São João Paulo II. Foi o diretor das liturgias do pontificado de Bento XVI, em Roma e durante suas viagens pelo mundo.

Em 2013, durante a eleição do Papa Francisco, dedicou-se inteiramente ao novo Pontífice. Em janeiro de 2019, se tornou o responsável pelo Coral da Sistina, a Capela Musical Pontifícia. Em 27 de março de 2020, cuidou da realização da Statio Orbis, a oração solitária do Papa pedindo o fim da pandemia. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas