Moçambique: Milhares de fiéis participam de peregrinação ao Santuário Mariano de Meconta
Durante a Santa Missa de envio, o Arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saúre, apresentou Nossa Senhora como modelo de Fé, Caridade e Serviço.
Nampula – Moçambique (20/08/2026 10:06, Gaudium Press) O Santuário Maria Mãe do Redentor, em Meconta, acolheu milhares de fiéis vindos de diversas Paróquias da Arquidiocese de Nampula entre os dias 15 e 16 de agosto para a sua peregrinação anual. A jornada até o local foi marcada por gestos de profunda devoção, com fiéis percorrendo dezenas de quilômetros a pé em um trajeto de silêncio, oração e renovação espiritual.
A missão da Igreja frente aos males sociais
A Santa Missa de envio foi presidida pelo Arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saúre, que, em sua homilia, apresentou Nossa Senhora como modelo de Fé, Caridade e Serviço. O prelado exortou os peregrinos a regressarem às suas comunidades com corações inflamados pelo amor de Deus e atentos ao sofrimento do próximo, destacando que o pedido de Jesus, “Dai-lhes vós mesmos de comer”, deve se transformar em um compromisso concreto de partilha com os pobres e necessitados.
Na ocasião, o Arcebispo também fez um alerta sobre as dificuldades sociais enfrentadas pela população, mencionando a pobreza, a vulnerabilidade dos jovens diante das drogas e o aumento da criminalidade. Dom Inácio lamentou abertamente os episódios de violência praticados contra pessoas e instituições da Igreja Católica, classificando esses atos como reflexo de uma sociedade que precisa urgentemente resgatar seus valores humanos e espirituais.
Chamado à santidade e testemunhos de Fé
Reforçando o apelo à santidade, o prelado recordou as palavras do Papa São Paulo VI, “Sede Santos! A Igreja e o mundo precisam de Santos”, e convidou a assembleia a testemunhar as maravilhas divinas através do amor, do serviço e da solidariedade. A celebração contou com a presença do Administrador do distrito de Meconta, Orlando Pedro Muaievano, que ressaltou a relevância da Igreja Católica em Moçambique e a importância da peregrinação para o município.
Este encontro foi marcado pelos depoimentos de fiéis que relataram ter recebido graças e respostas às suas preces por intercessão de Maria, Mãe do Redentor. Esses testemunhos reforçaram o significado espiritual de uma tradição que continua a mobilizar, ano após ano, homens, mulheres, jovens e idosos provenientes de toda a Arquidiocese de Nampula. (EPC)







Deixe seu comentário