Gaudium news > “Missas virtuais não salvam”: diz Patriarca de Jerusalém no dia da Anunciação

“Missas virtuais não salvam”: diz Patriarca de Jerusalém no dia da Anunciação

“Não é por meio da tecnologia que encontraremos o Senhor. Não serão as Missas virtuais que nos salvarão, nem as redes sociais, mas o encontro pessoal com Ele ”.

“Não é por meio da tecnologia que encontraremos o Senhor. Não serão as Missas virtuais que nos salvarão, nem as redes sociais, mas o encontro pessoal com Ele ”.

 

Terra Santa (26/03/2021, 16:30, Gaudium Press) O Patriarca Latino de Jerusalém, Arcebispo Pierbattista Pizzaballa, celebrou a Solenidade da Anunciação do Senhor, em Nazaré, na Basílica construída no lugar onde, segundo a tradição cristã, o Arcanjo Gabriel anunciou à Virgem Maria o nascimento iminente de Jesus.

Em sua homilia o Arcebispo Pizzaballla quis lembrar a única fonte de cura e redenção que pode salvar a vida de homens e mulheres de todos os tempos, inclusive no presente, tão marcado pela dor e pela perplexidade diante da pandemia.

Por isso, o Patriarca Latino de Jerusalém afirmou:
“Não é por meio da tecnologia que encontraremos o Senhor. Não serão as Missas virtuais que nos salvarão, nem as redes sociais, mas o encontro pessoal com Ele ”.

As questões nas quais colocamos a atenção coletiva são a economia, a vida social e a saúde: Mas o que tudo isso diz à nossa fé?

A Homilia da Anunciação do Patriarca Pizzaballa representou uma ajuda preciosa, luminosa e infelizmente isolada para olhar o momento que vivemos com o olhar cristão, à luz do mistério da Encarnação.

O Patriarca recorda que no ano passado, nesta altura, “ficamos todos chocados com a irrupção da pandemia na vida pessoal e coletiva de cada um de nós”, mas, acrescentou ele, agora, um ano depois, “não temos a maioria das ideias claras: o medo nos leva a pensar que o mundo é um lugar hostil e perigoso”.

“Seremos capazes de gerir melhor a emergência sanitária, mas tudo o mais: a economia, a vida social, a educação, o trabalho … tudo está ainda mais frágil do que antes e exposto a tantas questões ”.

“As questões em torno das quais se concentra a atenção coletiva são a economia, a vida social e a saúde. Mas o que tudo isso diz à nossa fé? – pergunta Dom Pizzaballa.

O próprio Senhor nos pergunta: ‘Vós sabeis interpretar a aparência do céu e não és capaz de interpretar os sinais dos tempos?’ ”.

A vida de fé parece ter se tornado virtual: missas online, zoom pastoral, bênçãos à distância…

No ano passado também viram as igrejas fechadas, com as celebrações suspensas até na Páscoa e sem Natal:
“Também a vida de fé”, assinala o Patriarca, “parece ter se tornado virtual: missas online, zoom pastoral, bênçãos à distância” . Mas o mistério que hoje se celebra nos lembra que o “sim” de Maria “permitiu que Deus invadisse a realidade do mundo, assumindo a própria carne”.

Precisamente em Nazaré, num momento certo, “a Palavra de Deus assumiu a nossa humanidade em tudo, exceto no pecado. E isso – sugeriu Pizzaballa – já nos diz o quanto Deus ama esta nossa realidade.

“O mundo nunca foi uma ilha feliz: problemas de todos os tipos, injustiças, divisões, guerras, doenças existem hoje como no passado e sempre.
Mas tudo isso de forma alguma impediu o cumprimento do plano de Deus neste mundo. Seu desejo de salvação não foi interrompido pela nossa desobediência: ele se tornou um de nós, porque nos amou como somos”.

“Quem caminha no tempo seguindo Jesus – acrescentou o Patriarca – é levado a amar a realidade deste mundo, como Deus a amou”. Este mundo, embora marcado pela dor, “é, porém, o lugar onde Deus se manifestou e onde nos encontrou, e onde ainda hoje o encontramos”.

Mesmo em tempos difíceis, não há nada “que nos impeça de viver plenamente. A fé implica também reconhecer a beleza desta nossa realidade, saber enfrentar os fatos da vida, belos ou cansativos, com a certeza do bem que nos habita, de uma Palavra que nos salva ”.

Não é na tecnologia que encontraremos o Senhor, as Missas virtuais não nos salvarão, nem as redes sociais, mas o encontro pessoal com Ele

Continuando com a homilia, o Patriarca Latino de Jerusalém chamou pelo nome as tentações mais insidiosas da atualidade, reconhecendo que cada vez com mais frequência, e especialmente neste último ano, até “na Igreja vivemos mais virtualmente do que realmente”.

As ferramentas tecnológicas não devem ser desprezadas, pois certamente permitiram que todos mantivessem um mínimo de sociabilidade. Mas não é pela tecnologia – acrescentou Pizzaballa – que vamos encontrar o Senhor, não serão as Missas virtuais que nos salvarão, nem as redes sociais, mas o encontro pessoal com Ele ”.

Diante das dores e dos enigmas da atualidade, não há necessidade de inventar “novas fórmulas”: basta pedir o perdão de Deus para o mundo

Muitas vezes, disse o Patriarca para concluir, “nós nos encerramos em nossos próprios problemas, que se tornam nosso único horizonte.

Estamos sempre tão envolvidos nas pequenas questões da vida, nas coisas que devem ser feitas, ou mesmo nos grandes projetos, que esquecemos o essencial:
a existência só tem sentido se for aberta ao amor e ao mundo, quer dizer, todos nós, precisamos ter uma experiência real disso, precisamos do abraço do perdão de Deus, de sua irrupção na vida do mundo ”.

Mesmo diante das dores e dos enigmas da atualidade, não há necessidade de fazer discursos, “desviar o olhar” ou inventar “novas fórmulas”. Basta pedir a “irrupção” do perdão de Deus na vida do mundo.
E “recordar isto para nós mesmos e para os outros” esta é “a vocação e a missão da Igreja hoje”. (JSG)

(Com informações FIDES)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas