Gaudium news > Missas públicas voltam a ser suspensas em Portugal

Missas públicas voltam a ser suspensas em Portugal

Embora lamentando fazê-lo, a Conferência Episcopal Portuguesa determina a suspensão da celebração ‘pública’ da Eucaristia a partir de 23 de janeiro de 2021.

Missas publicas voltam a ser suspensas em Portugal

Portugal – Lisboa (21/01/2021 15:30, Gaudium Press) Através de um comunicado divulgado nesta quinta-feira, 21 de janeiro, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) suspendeu as celebrações públicas da Missa a partir do próximo sábado, 23. O motivo apresentado é o agravamento da pandemia de Covid-19 no país.

“Embora lamentando fazê-lo, a Conferência Episcopal Portuguesa determina a suspensão da celebração ‘pública’ da Eucaristia a partir de 23 de janeiro de 2021, bem como a suspensão de catequeses e outras atividades pastorais que impliquem contato, até novas orientações”, diz o documento.

Missa cáliceUm imperativo moral para todos os cidadãos

Segundo os Bispos portugueses, diante da “extrema gravidade da situação pandêmica”, com números recordes de contágio e mortes por conta da Covid-19, é “um imperativo moral para todos os cidadãos, e particularmente para os cristãos, ter o máximo de precauções sanitárias para evitar contágios, contribuindo para ultrapassar esta situação”.

Diante da suspensão das celebrações comunitárias, a CEP recomenda que as Missas sejam transmitidas através da internet. Em relação aos funerais, os prelados indicam que “as exéquias cristãs devem ser celebradas de acordo com as orientações da Conferência Episcopal de 8 de maio de 2020 e das autoridades competentes”.

Conferência Episcopal Portuguesa

Uma atitude de constante oração pelas vítimas da pandemia

“Pedimos que, a nível individual, nas famílias e nas comunidades, se mantenha uma atitude de constante oração a Deus pelas vítimas mortais da pandemia, pedindo ao Senhor da Vida que os acolha nos seus braços misericordiosos, e manifestamos o nosso apoio fraterno aos seus familiares em luto”, conclui a nota.

De acordo com o último boletim diário divulgado pela Direção-Geral da Saúde, em Portugal, nas últimas 24 horas, foram registradas mais 221 mortes devido à Covid-19, além de 13 544 novos casos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas