Gaudium news > Missas individuais são suspensas na Basílica de São Pedro

Missas individuais são suspensas na Basílica de São Pedro

Até agora, em geral, um presbítero podia se dirigir à sacristia da Basílica vaticana e pedir para celebrar uma missa em um dos altares laterais, o que para muitos, era um sinal da universalidade da Igreja.

Misas privadas basilica de San PedroRedação (13/03/2021 10:29, Gaudium Press) A Santa Sé, mais especificamente uma disposição da Seção Primeira da Secretaria de Estado, suspendeu a celebração de Missas Privadas na Basílica de São Pedro, pelo menos no tempo da Quaresma.

Até agora, em geral, um sacerdote podia se dirigir à sacristia da Basílica vaticana e pedir para celebrar uma missa em um dos altares laterais, o que para muitos, era um sinal da universalidade da Igreja que, assim, acolhia os presbíteros peregrinos dos quatro cantos da Terra. Alguns sacerdotes mostraram-se surpresos com a decisão.

Segundo a nota da Secretaria de Estado, essa suspensão é motivada por um convite a “retornar ao Senhor com todo o coração” neste tempo de Quaresma, “dando maior centralidade à escuta da Palavra de Deus e à Celebração Eucarística”, no sentido de “garantir que a Santa Missa na Basílica de São Pedro se desenvolva em um clima de recolhimento e decoro litúrgico”.

A nota da primeira seção da Secretaria de Estado enumera os horários e os altares onde as missas serão celebradas naquela Basílica, e “quanto ao rito extraordinário, os sacerdotes autorizados poderão celebrar” na Capela Clementina das Grutas Vaticanas em horários estabelecidos.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas