Gaudium news > Missas com presença de fiéis permanecem suspensas na Arquidiocese de São Paulo

Missas com presença de fiéis permanecem suspensas na Arquidiocese de São Paulo

Segundo o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, as medidas restritivas adotadas pela Arquidiocese independem de alguma decisão judicial.

Missas com presenca de fieis permanecem suspensas na Arquidiocese de Sao Paulo

São Paulo (06/04/2021 09:24, Gaudium Press) O Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, afirmou, durante o programa ‘Diálogos da Fé’, transmitido pela rádio 9 de julho e pelas redes sociais, que as medidas restritivas adotadas pela Arquidiocese para conter o avanço da Covid-19 continuarão em vigor enquanto durar a fase crítica da pandemia.

O purpurado afirmou, em resposta à decisão provisória de Kassio Nunes Marques, ministro do Supremo Tribunal Federal, na qual são liberadas as realizações de missas e cultos religiosos em todo o Brasil, que as medidas adotadas pela Arquidiocese de São Paulo independem de alguma decisão judicial.

Decisão da Arquidiocese não vem de uma proibição

Segundo o Arcebispo de São Paulo, a recomendação de, ao longo deste período crítico de pandemia, celebrar as Missas sem a presença de fiéis nas igrejas, “não vem de uma proibição. A nossa posição vem da preocupação pela situação da pandemia, que está muito grave, com muitos doentes e mortos”.

Além disso, o Cardeal ressaltou que qualquer proibição desse gênero fere um direito constitucional e que a decisão monocrática do ministro do STF não muda a recomendação para as paróquias e comunidades da Arquidiocese, pois “a situação da pandemia ainda não mudou em São Paulo”.

Governador de Sao Paulo veta projeto de lei que reconhece atividade religiosa como essencial 2

Igrejas permanecem abertas para visitação e oração pessoal

No dia 12 de março de 2021, diante do agravamento da pandemia, Dom Odilo publicou as atuais medidas frisando que com essas decisões a Igreja em São Paulo novamente aderia “ao esforço coletivo para salvar vidas, preservar a saúde das pessoas e superar a pandemia”.

Com a decisão, as celebrações com a participação presencial dos fiéis foram suspensas, apesar das igrejas permanecerem abertas para a visitação e oração pessoal, além do atendimento individual, seguindo os protocolos sanitários. O Cardeal também orientou que as missas continuassem sendo celebradas de forma privada e transmitidas pela internet. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas