Gaudium news > Missas ao ar-livre enquanto igrejas permanecem fechadas no Canadá

Missas ao ar-livre enquanto igrejas permanecem fechadas no Canadá

Diante das restrições estabelecidas pelo governo do Canadá, o Arcebispo de Montréal decidiu não abandonar os fiéis e celebrar a Missa diariamente ao ar-livre

canada missa externa 12

Redação (04/01/2022 18:30, Gaudium Press) : A apenas uma semana do Natal, o governo canadense decretou que só os vacinados poderiam aceder às Missas.

Ainda assim, as igrejas deveriam abrigar apenas metade da capacidade total. No dia 30 de dezembro, entretanto, o governo canadense publicou novas diretrizes sanitárias proibindo as assembleias nos lugares de culto.

Face a este panorama, o Arcebispo de Montréal, Monsenhor Christian Lépine, viu que o estacionamento da catedral de Marie-Reine-du-Monde (Maria Rainha do Mundo) poderia oferecer uma solução…

O Arcebispo explicou toda a dificuldade causada pelo controle do acesso aos vacinados, a quantidade limite de pessoas, as reservas feitas pela internet para assistir às celebrações, entre outras.

640px Catedral de Maria Reina del Mundo Montreal Canada 2017 08 12 DD 46 48 HDR

Mons. Christian Lépine decidiu se adaptar às normas do governo e propôs fazer a celebração eucarística diariamente ao ar-livre. A opção de uma Missa ao ar-livre resolveria todos estes problemas.

Em um presbitério improvisado e abrigado sob uma tenda, o sacerdote celebra a Missa e os fiéis se posicionam ao longo do estacionamento da catedral.

Dessa forma “vacinados e não-vacinados podem vir juntos na Missa ao ar-livre para se encontrarem com o Senhor, no sacramento da Eucarístia”, disse Mons. Lépine.

Mons. Lépine explicou que a atual situação, da celebração da Missa no exterior da catedral, aproxima os fiéis da realidade vivida por Maria e José.

presepio

Obrigados a ir até Belém em razão de um decreto do governo, pensavam eles encontrar um lugar confortável para o nascimento de Menino-Deus, porém só encontram um estábulo desconfortável e praticamente ao ar-livre.

O Arcebispo ressaltou que é importante, apesar da pandemia, fazer um esforço e estar próximo dos fiéis. De fato, não são poucos os que se apresentam para participar das Missas.

Diante desta situação, o termômetro não é um detalhe sem importância… Em pleno inverno canadense as temperaturas permanecem facilmente negativas e com previsão do tempo em torno do -18º para os próximos dias. Mons. Lépine gracejou dizendo que foi bom ter conservado suas roupas de esqui e que elas lhe serão muito úteis nos próximos dias. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas