Gaudium news > México: Iniciativa para encher as ruas de presépios

México: Iniciativa para encher as ruas de presépios

Essa iniciativa se antepõe à tentativa de proibição de presépios em espaço público pelo Supremo Tribunal Federal.

belenplazapilar1

Redação (22/11/2022 10:44, Gaudium Press) O ​​Advento se aproxima e com ele os presépios. Só que, no México, ainda pesa a ameaça de uma futura decisão da Suprema Corte de Justiça da Nação, que, se aprovar o documento – elaborado e envolto nos mantos do “laicismo”–, proibiria essa tradição bem arraigada no país.

Para expressar sua rejeição a essa possibilidade, os fiéis católicos criaram a hashtag #SíALosNacimientos, e um concurso, que busca encher as ruas de presépios.

Com a ajuda da plataforma Verdades Claras y Falsas Máximas AC, os mexicanos são convidados abertamente a “colocar presépios em lugares públicos e enviar fotos para nossas redes”.

“O material será recebido de 27 de novembro, primeiro domingo do Advento, a 11 de dezembro, terceiro domingo do Advento”, informou a plataforma em comunicado à Aciprensa.

Também foi aberto um concurso de redação com “um texto entre 2.000 e 4.000 palavras argumentando por que os presépios e símbolos religiosos têm lugar em espaços públicos”.

A decisão sobre o projeto de lei do ministro da Justiça, Juan Luis González Alcántara, será tomada nos próximos dias. Se aprovado, afetaria não apenas os presépios, mas também outras manifestações religiosas, como a de Nossa Senhora de Guadalupe e São Judas Tadeu. A sentença começou a ser discutida em 9 de novembro, mas foi adiada.

“Queremos uma cultura desacralizada, com uma religião estatal ateia e laica?”, perguntou o Pe. Pablo Patricio, dos Cruzados de Cristo Rei. Esta tentativa de proibição “é um problema que afeta o exercício da liberdade religiosa e, mais especificamente, é a questão de onde Cristo está no lugar social”.

Com informações Aciprensa.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas