Gaudium news > México: Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe anuncia novo reitor

México: Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe anuncia novo reitor

O Padre Efraín Hernández Díaz assumirá a função a partir do dia 26 de novembro, sucedendo o Padre Salvador Martínez, que está no cargo desde 2018.

Mexico Basilica de Nossa Senhora de Guadalupe anuncia novo reitor 1

Foto: Divulgação/Desde la Fé.

Cidade do México – México (21/09/2023 14:13, Gaudium Press) O Padre Efraín Hernández Díaz será o novo reitor do Santuário Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, localizado na Cidade do México. O sacerdote sucederá o Padre Salvador Martínez, que está no cargo desde 2018. O novo reitor assumirá a função a partir do próximo dia 26 de novembro.

Este Templo Mariano é regido pelo breve apostólico ‘Praestantem pietatem’ (Piedade excepcional). Segundo estabelecido no documento, o cargo de reitor do Santuário deve ser renovado a cada cinco anos. Um grupo de sacerdotes, nomeados cônegos sob a tutela do Arcebispo Primaz do México, cuidam do governo administrativo do mesmo.

Responsabilidades do novo reitor

O novo reitor será o cônego presidente do Capítulo Colegial, assumindo a responsabilidade ordinária de todas as atividades pastorais e administrativas do Santuário. Além disso, ele também ficará responsável pelas vinte paróquias que fazem parte desta zona pastoral da Arquidiocese mexicana.

O Santuário Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe recebe mais de 20 milhões de peregrinos anualmente. O número é superior aos apresentados por outros famosos Santuários Marianos pelo mundo, tais como o Santuário de Fátima (Portugal), o Santuário de Lourdes (França) e até mesmo a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Mexico Basilica de Nossa Senhora de Guadalupe anuncia novo reitor 2

Breve histórico do Padre Efraín Hernández Díaz

Nascido no dia 10 de novembro de 1961, Efraín Hernández Díaz ingressou no Seminário Menor da Arquidiocese do México no dia 25 de agosto de 1975. Mais tarde, cursou Filosofia e Teologia no Instituto de Formação Sacerdotal da Arquidiocese do México. Foi ordenado sacerdote no dia 5 de maio de 1990, aos 31 anos de idade.

Dentre as várias funções que desempenhou estão a de diretor da Comissão de Promoção Vocacional Arquidiocesana; a de encarregado da pastoral juvenil e vocacional de um território pastoral na Cidade do México; além de ter sido capelão do Club Serra, movimento leigo que trabalha pela promoção de sacerdotes e religiosas.

O sacerdote também foi pároco de Santa Maria de Guadalupe, igreja localizada dentro do complexo da Basílica de Guadalupe, que chegou a conservar em seu interior o manto guadalupano. Suas funções atuais são as de ecônomo geral da Arquidiocese do México e cônego da Insígne e Nacional Basílica de Guadalupe. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas