Gaudium news > México: 7 padres morrem de covid em 2 semanas, 14 bispos estão infectados

México: 7 padres morrem de covid em 2 semanas, 14 bispos estão infectados

As informações se referem ao período de 15 a 31 de dezembro de 2020, não houve novas mortes de bispos, mas houve novas infecções.

As informações se referem ao período de 15 a 31 de dezembro de 2020, não houve novas mortes de bispos, mas houve novas infecções.

Cidade do México (09/01/2021, 141:00, Gaudium Press) O 14º relatório do “Centro Multimídia Católico” do México, organismo que há meses vem monitorando o impacto causado pela pandemia do coronavírus dentro do clero católico do país informou que o número oficial de mortos vítimas da Covid-19 na Igreja do México aumentou para 4 bispos, 135 sacerdotes e religiosos, 8 diáconos e 5 religiosas, num total de 152 pessoas.

A atualização do relatório se refere ao período de 15 a 31 de dezembro de 2020, durante o qual morreram sete sacerdotes. Entre estes, o mais conhecido é o padre Pedro Pantoja Arreola, fundador da Casa do Migrante na Diocese de Saltillo (Coahuila) e constantemente comprometido, em seu ministério, em favor dos mais marginalizados.

Irresponsabilidade comunitária durante as festividades, celebrações e atividades econômicas do último período

O Centro Multimídia Católico adverte que este último período não houve novas mortes de bispos, mas houve novas infecções e o bispo auxiliar da Arquidiocese de Cidade do México, dom Francisco Daniel Rivera Sánchez, encontra-se em graves condições de saúde.

Ao todo, 14 bispos foram infectados até agora, com quatro mortes.

O Centro Multimídia Católico adverte que este último período foi dramático para o clero e para todo o país, que se encontra no meio da segunda onda de pandemia, mas também devido à “irresponsabilidade comunitária durante as festividades, celebrações e atividades econômicas do último período”.

Na maioria dos casos, as Unidades de Terapia Intensiva  (UTI) nos hospitais estão lotadas. O relatório ressalta que, no que diz respeito aos números fornecidos, certamente há muitos casos de homens e mulheres religiosos que não foram relatados.

58% das dioceses mexicanas já registram perdas

As mortes de sacerdotes e religiosos foram registradas em 58% das dioceses mexicanas; a mais afetada, com 15 mortes no total, é a Arquidiocese de Puebla.
Cidade do México, Morelia e San Luis Potosí seguem com 7, Guadalajara com 6 mortes – 3 das quais nas últimas semanas. (JSG)

(Com informações Sir)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas