Gaudium news > México: 2,4 milhões de fiéis na Romaria de Nossa Senhora de Zapopan

México: 2,4 milhões de fiéis na Romaria de Nossa Senhora de Zapopan

A peregrinação da Imagem de Nossa Senhora de Zapopan, na Arquidiocese de Guadalajara, começa em maio e culmina todos os anos com seu apoteótico retorno à sua basílica em 12 de outubro, em uma grande festa conhecida como Romaria.

Foto: Arquidiócesis de Guadalajara México

Foto: Arquidiocese de Guadalajara México

Redação (14/10/2022 12:38, Gaudium Press) A Romaria de Nossa Senhora de Zapopan é a terceira maior romaria do país e uma das mais importantes celebrações religiosas. Todos os anos, milhares de fiéis de diferentes partes do México se reúnem na Catedral de Guadalajara para iniciar a peregrinação.

Esta tradição remonta a 1734, quando foi oficializada a procissão para celebrar a famosa “Llevada de la Virgen”. Esta peregrinação teve origem no pedido dos moradores de Guadalajara para que se devolvesse a imagem da Virgem de Zapopan à sua catedral depois de fortes desastres naturais como inundações e epidemias.

Este percurso começa na Catedral de Guadalajara com destino à Basílica de Zapopan, e tem uma extensão de aproximadamente 9,2 quilômetros.

Infelizmente, devido à pandemia da Covid, a romaria foi suspensa por 2 anos. Porém, neste ano, a peregrinação atraiu cerca de 2,4 milhões de fiéis, conforme informou o prefeito de Zapopan, Juan José Frangie:

Quero agradecer a participação das 2,4 milhões de pessoas que fizeram parte desta celebração. […] A 288ª Romaria foi realizada com sucesso […] e nós batemos um recorde de participação”.

A Generala

A UNESCO declarou a Romaria da Virgem de Zapopan como Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2018, considerada uma tradição repleta de cultura histórica e reconhecimento nacional.

A imagem de Nossa Senhora de Zapopan também é conhecida como “Generala”, cuja origem remonta ao dia 15 de setembro de 1821, quando a Virgem de Zapopan recebeu o título de General do Exército Triguarante, alcançando a independência do México em menos de uma semana.

Esse exército foi chamado de “Trigarante” porque lutava por três garantias: religião católica, independência e união.

As cores da bandeira mexicana — branco, verde e vermelho — representam essas três garantias.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas