Gaudium news > Mergulhadores levam oferenda floral para imagem submersa de Nossa Senhora

Mergulhadores levam oferenda floral para imagem submersa de Nossa Senhora

A imagem de Nossa Senhora dos Desamparados está submersa no mar a dez metros de profundidade e a oferenda floral é uma tradição realizada há mais de 40 anos.

Mergulhadores levam oferenda floral para imagem submersa de Nossa Senhora 1

Espanha – Valência (17/05/2021 12:33, Gaudium Press) No último domingo, 16 de maio, a cidade espanhola de Valência realizou, por mais um ano, a tradicional e piedosa oferenda floral à Nossa Senhora dos Desamparados, padroeira da cidade.

Segundo a Arquidiocese de Valência, a imagem está submersa no mar a dez metros de profundidade perto do Real Clube Náutico de Valência, e a oferenda floral é uma tradição realizada há mais de 40 anos.

A piedosa cerimônia foi iniciada às 11h da manhã, quando 15 mergulhadores, acompanhados por alguns barcos, levaram a oferenda de flores até a imagem mariana submersa. Em seguida, o Padre Jesús García Hernández, celebrou uma Santa Missa na esplanada do Clube Social RCN Valencia.

Mergulhadores levam oferenda floral para imagem submersa de Nossa Senhora 2

Imagem de Nossa Senhora dos Desamparados

A imagem de Nossa Senhora dos Desamparados foi esculpida em bronze por Ignacio Cuartero Fernández e submersa a 20 metros de profundidade nas águas do farol de Valência em 1977, para ser custódia também das águas da cidade e dos seus marinheiros.

Em 2007, após permanecer 30 anos submersa sob o mar, foi extraída por conta das obras que estavam sendo realizadas no porto. Na ocasião, se aproveitou para restaurá-la e expô-la, sendo novamente submersa em 2009, e recolocada em um lugar mais acessível a 10 metros de profundidade.

Tradicional oferenda floral à padroeira de Valência

A oferenda floral ocorre todos os anos como um tributo em ação de graças pelas bênçãos recebidas por mediação de Nossa Senhora e para encomendar a todas aquelas pessoas que trabalham no mar.

Nossa Senhora dos Desamparados, chamada também “Mare de Déu dels Desamparats” é a padroeira da Arquidiocese de Valência. A invocação se distingue porque leva consigo ao Menino Jesus, que porta uma Cruz, e por ter em sua mão direita uma açucena.

Mergulhadores levam oferenda floral para imagem submersa de Nossa Senhora 3

Origem da imagem de Nossa Senhora dos Desamparados

A origem da imagem não está ligada a uma aparição mariana, mas sim ao desejo de um povo e com a fundação do antigo hospital de Valência, que foi o primeiro no mundo destinado aos pobres e desamparados.

Tudo começou com o Padre Jofré, da Ordem Mercedária, que desejou construir um hospital que acolhesse aos desprotegidos, constituindo-se uma confraria que sufragasse seus gastos e que foi aprovada pelo Papa Bento XIII e o Rei Fernando de Aragão em 1414.

Uma vez organizada e constituída a Confraria, nasceu a devota imagem, que encarnava a ideia dos fundadores. De acordo com uma tradição a preciosa efígie foi esculpida por alguns peregrinos, ganhando depois a devoção do povo, que se estende até nossos dias. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas