Gaudium news > Mensagem de Fátima: verdadeira pedagogia para o itinerário de conversão na Quaresma

Mensagem de Fátima: verdadeira pedagogia para o itinerário de conversão na Quaresma

Quaresma: tempo de conversão que nos é oferecido como oportunidade para pôr em ordem a nossa vida, para dar o lugar que só a Deus compete no nosso coração.

 Quaresma: tempo de conversão que nos é oferecido como oportunidade para pôr em ordem a nossa vida, para dar o lugar que só a Deus compete no nosso coração.
Redação (23/02/2021, 16:09, Gaudium Press) No Primeiro Domingo da Quaresma, o reitor do Santuário de Fátima, presidiu à missa dominical na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Portugal.
A celebração foi acompanhada por milhares de peregrinos através dos meios de comunicação social e digital.

Quaresma: “tempo de conversão que nos é oferecido como oportunidade para pôr em ordem a nossa vida”

Tratando do tempo quaresmal, o reitor lembrou que ele é um “tempo de conversão que nos é oferecido como oportunidade para pôr em ordem a nossa vida, para dar lugar ao que realmente importa, para darmos a Deus o lugar que só a Ele compete no nosso coração”.
“O tempo da Quaresma e a sua duração simbólica de 40 dias têm como modelo o próprio Cristo que se retira para o deserto para orar” durante quarenta dias, recordou ele.
O reitor do Santuário de Fátima recordou também que foi no deserto que Deus fez a aliança com o seu povo; foi no deserto, que “multiplicou os prodígios em favor dos seus eleitos, saciando a sua sede e fome, guiando os seus passos e dirigindo-lhes a Sua palavra de vida.”

Uma palavra sintetiza o sentido da Quaresma: Conversão

Segundo o Padre Carlos Cabecinhas, conversão é “a palavra que melhor sintetiza o sentido da Quaresma porque este é, por excelência, o tempo dela, o tempo para recordar a nossa condição batismal e a constante necessidade de confrontarmos a nossa vida com Cristo e com as Suas palavras de vida”.

Imitando Cristo, “A Quaresma é a nossa ida para o deserto”, para “dar mais tempo à oração e reavivar a nossa relação com Deus

O sacerdote explicou para seus ouvintes que “A Quaresma é a nossa ida para o deserto, à imitação de Cristo”; que esse é o momento para “dar mais tempo à oração e reavivar a nossa relação com Deus, tantas vezes prejudicada pelo ritmo do nosso dia a dia, tantas vezes afetada pela nossa crónica falta de tempo”.
A Quaresma é ainda mais que isso, disse Pade Cabecinhas, ela é também “o momento oportuno para avaliar a vida à luz de Deus, para, à luz da Palavra de Deus, vermos de que forma cuidamos das nossas relações uns com os outros”.
“Este é ainda o tempo para avaliarmos as nossas atitudes e opções, as nossas prioridades e escolhas”, exortou o sacerdote.

Na Quaresma: por causa da pandemia, torna-se ainda mais necessário e urgente um discernimento sobre nossa vida

Recordando a situação excepcional que o mundo vive, em consequência da pandemia, o Reitor do Santuário afirmou que “torna-se ainda mais necessário e urgente este discernimento sobre a nossa vida, esta avaliação das prioridades, este desejo de dar a Deus o lugar que lhe deve pertencer na nossa vida, esta vontade de maior atenção aos outros, sejam aqueles com quem partilhamos o dia a dia, sejam aqueles com quem nos cruzamos”.

A conversão é necessária e urgente, através de meios simples e a nosso alcance…

O reitor do Santuário reiterou que “A conversão é necessária e urgente”, e para este caminho de conversão “a Igreja não nos propõe atos grandiosos” mas “meios simples e ao nosso alcance” como a “a oração mais intensa e a escuta mais frequente da Palavra de Deus, as práticas penitenciais, como sinal do nosso desejo de conversão e a atenção aos outros e às suas necessidades”.

Mensagem de Fátima: verdadeira pedagogia para o itinerário de conversão que nos é proposto na Quaresma

Para encerrar suas palavras, o Padre Carlos Cabecinhas fez questão de reflexionar com os fiéis que o acompanhavam que a mensagem de Fátima, “com o seu veemente apelo à conversão, conduz a uma vivência séria e intensa deste tempo quaresmal”.
“A mensagem de Fátima apresenta-nos uma verdadeira pedagogia para o itinerário de conversão que nos é proposto no tempo quaresmal”, concluiu. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas