Gaudium news > Mensagem de Fátima: esperança, confiança, vitória sobre o medo

Mensagem de Fátima: esperança, confiança, vitória sobre o medo

A mensagem de Fátima é um convite a vencer o medo, a reconhecer a presença de Deus em nosso mundo, em nossas vidas e, se Deus está presente nada temos a temer. 

A mensagem de Fátima é um convite a vencer o medo, a reconhecer a presença de Deus em nosso mundo, em nossas vidas e, se Deus está presente nada temos a temer.

Fátima – Portugal (23/06/2020 15:57, Gaudium Press) Em sua homilia do último domingo, o Reitor do Santuário de Fátima, Portugal, Padre Carlos Cabecinhas falou das “muitas coisas que nos metem medo” no quotidiano da vida:
“Temos medo de nos expormos, ao confessarmos a nossa fé; temos medo do que os outros podem pensar e dizer de nós; temos medo de não sermos aceites pelos outros”, afirmou.

Os medos durante a pandemia

Na atual situação de pandemia, disse o Reitor do Santuário,  “temos medo da doença, medo dos outros, que nos podem contagiar, medo da crise que se vislumbra e da qual já sentimos os efeitos”.

Relembrando, Padre Cabecinhas considera ainda que “o que tínhamos por seguro e inabalável aparece, agora, posto em causa, o que nos provoca insegurança e nos deixa assustados e temerosos em relação ao presente e ao futuro…
E não há nada que paralise tanto como o medo”.

Só devemos temer o que nos afasta de Deus

No entanto, destaca o sacerdote em sua homilia, segundo Nosso Senhor Jesus Cristo, “só devemos temer o que nos afasta de Deus e da comunhão com Ele, e Jesus reforça estas exortações, convidando à confiança porque só a confiança nos permite vencer o medo”.

“Da exortação a não temer, nasce a confiança de quem reconhece a presença atuante de Deus na sua vida, na sua história pessoal e na história do mundo em que vivemos” e deste modo “a confiança é uma dimensão fundamental da fé: ter fé é confiar em Deus”, ensinou o Reitor do Santuário.

A mensagem de Fátima é um convite a vencer o medo, a reconhecer a presença de Deus em nosso mundo, em nossas vidas e, se Deus está presente nada temos a temer.

Não temer e confiar, uma exortação sempre presente em Fátima

O Reitor alertou os peregrinos para o fato de que “quem acredita, não só confia naquele em que acredita, como acredita porque confia”.

“Esta exortação a não temer e a confiar, está presente também desde o início dos acontecimentos de Fátima”, recordou o padre Carlos Cabecinhas ao sublinhar as palavras do Anjo e também as de Nossa Senhora, sempre centradas nesta ideia do medo.

Fátima convida a reconhecer a presença de Deus em nossas vidas e, por isso, nada temer

Padre Carlos Cabecinhas acentuou em suas palavras aos peregrinos no último domingo o diálogo narrado por Lúcia na Aparição de junho, quando Nossa Senhora lhe disse: “Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”.

Deste modo, diz o sacerdote, “a mensagem de Fátima é fundamentalmente uma mensagem de esperança e, por isso, um apelo à confiança, a vencermos os nossos medos”.

Em Fátima, “Nossa Senhora veio convidar os pequenos videntes e vem convidar-nos a nós a reconhecer a presença de Deus no nosso mundo e nas nossas vidas. E, se Deus está presente nada temos a temer”, recordou o Reitor do Santuário de Fátima. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas