Gaudium news > Mártir peruana beatificada

Mártir peruana beatificada

Quem era a religiosa beatificada no Peru, assassinada por terroristas em 1990?

Foto: Conferência Episcopal Peruana

Foto: Conferência Episcopal Peruana

Redação (10/05/2022 17:58, Gaudium Press) María Agustina Rivas López: esse era o nome da religiosa peruana do Bom Pastor, beatificada no último sábado, na mesma praça onde foi assassinada em 1990, na cidade de La Florida, localizada no Vicariato Amazônico de San Ramón.

Representou o Papa nesta cerimônia – que aconteceu fora do templo – o cardeal venezuelano Baltasar Porras, que destacou a humildade da religiosa e seu desejo de servir ao próximo, seu amor pelos pobres e sua devoção à Virgem e a São José desde criança.

O martírio desta religiosa deixa claro “a insensatez da violência, do crime, da injustiça e da maldade das ideologias em que a vida humana não significa nada. O uso indiscriminado de armas só deixa morte e desolação; não resolve os problemas reais da convivência humana”, segundo as palavras do cardeal.

Ela trabalhou quase toda a sua vida em Lima

Irmã “Sor Aguchita”, como era conhecida, nasceu em Coracora, província de Ayacucho, e ainda jovem foi estudar em uma escola dirigida pelas Irmãs do Bom Pastor. Entrou logo na comunidade e fez seus votos solenes em 1945.

Trabalhou como educadora, catequista e enfermeira em Lima, até que sua comunidade a transferiu para a missão que tinham na La Florida, colaborando especialmente na educação e saúde dos indígenas.

Em 9 de setembro de 1990, membros da guerrilha Sendero Luminoso chegaram à La Florida e acusaram a superiora da missão de dissuadir os habitantes de seguir os princípios daquele grupo terrorista. Como não encontraram a superiora, um guerrilheiro de 17 anos atirou, matando Aguchita e outros 6 habitantes.

Além da Irmã Rivas, entre 1990 e 1991, foram assassinadas pelo Sendero Luminoso a Ir. Irene McCormack, australiana, das Irmãs de São José do Sagrado Coração, e os padres Michal Tomaszek, Zbigniew Strzalkowski e Alessandro Dordi, da região de Ancash. Os sacerdotes foram beatificados em 2015.

Com informações Crux.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas