Gaudium news > Manual de Conservação Preventiva de Bens Culturais da Igreja é lançado em Portugal

Manual de Conservação Preventiva de Bens Culturais da Igreja é lançado em Portugal

“A conservação preventiva é uma valorização de um patrimônio que tem uma missão litúrgica e deve ser, por isso, estimado e cuidado com carinho”, diz a diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja Católica.

Manual de Conservacao Preventiva de Bens Culturais da Igreja e lancado em Portugal 1

Portugal – Lisboa (17/11/2020 16:30, Gaudium Press) ‘Manual de Boas Práticas de Conservação Preventiva de Bens Culturais da Igreja’, assim se intitula uma obra, recentemente publicada pela Igreja Católica em Portugal, destinada ao cuidado preventivo do patrimônio em todas as paróquias do país.

Segundo Sandra Costa Saldanha, diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja Católica, “não se trata de um livro para especialistas, mas para todos os que de alguma forma cuidam do patrimônio em suas comunidades”. E este foi o principal desafio da obra, tornar a obra acessível mantendo o devido rigor.

O patrimônio da Igreja católica não é igual aos objetos de museu

Apesar de reconhecer a ampla bibliografia disponível sobre conservação preventiva, Sandra explica que o patrimônio da Igreja Católica “não é igual aos objetos que encontramos em museus. Ele não se restringe à uma função apreciativa. Continua a ser utilizado e manuseado. Há cálices, por exemplo, que são simultaneamente apreciados e utilizados em celebrações. Deve haver, portanto, uma articulação litúrgica do patrimônio, daí os cuidados diferenciados que se devem ter”.

Manual de Conservacao Preventiva de Bens Culturais da Igreja e lancado em Portugal

Na obra, o leitor poderá encontrar “indicações, muito precisas, de como, por exemplo, armazenar uma peça de ourivesaria, tratar um retábulo, fazer um conservação numa pintura e escultura”. Além disso, a publicação traz também fatores de risco que se deve ter em conta na preservação, que são facilmente identificáveis, sugerindo formas de controlá-los.

A importância da conservação preventiva

“Tal como em nossa casa temos cuidado com as correntes de ar, cuidado com a exposição de peças de roupa, o mesmo cuidado e preocupação devem existir no patrimônio da Igreja”, explica.

Segundo Sandra Costa Saldanha, a conservação preventiva é “muito importante e está ao alcance de todos”, agora de forma mais simplificada e com medidas práticas e simples. “O patrimônio da Igreja é uma ponte e diálogo, e o seu ponto de partida é a dignidade das peças. A conservação preventiva é uma valorização de um patrimônio que tem uma missão litúrgica e deve ser, por isso, estimado e cuidado com carinho”, conclui. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas