Gaudium news > Mais uma imagem brasileira de Nossa Senhora recebe a coroação pontifícia

Mais uma imagem brasileira de Nossa Senhora recebe a coroação pontifícia

A Coroação Pontifícia é o reconhecimento que o Papa faz de uma devoção Mariana, ligada a uma imagem, venerada em uma região.

Mais uma imagem brasileira de Nossa Senhora recebe a coroacao pontificia 1

Rio de Janeiro – Petrópolis (17/11/2021 12:24, Gaudium Press) No último domingo, 14, o Bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, coroou a imagem de Nossa Senhora do Amor Divino em nome do Papa Francisco. A coroação pontifícia ocorreu no santuário dedicado a esta devoção, que se tornou universal.

Dom Gregório assegurou que este ato é “uma graça especial que ficará marcada na história não só da Diocese, mas também da Igreja. A partir de agora, por meio dessa coroação, a devoção a Nossa Senhora do Amor Divino não está vinculada apenas a uma igreja, a uma diocese, a um país, mas é de todo o orbe terrestre”.

História da imagem de Nossa Senhora do Amor Divino

No ano de 1751 foi dedicada a primeira capela a Nossa Senhora do Amor de Deus, em Rio da Cidade, na fazenda do casal português Manoel Antunes Goulão e Caetana de Assumpção. Em 1782, a família resolveu mudar a sede da fazenda para outra localidade, na qual o Padre Corrêa construiu uma capela dedicada a Nossa Senhora, dando-lhe o título de capela de Nossa Senhora do Amor Divino.

Posteriormente, a imagem de Nossa Senhora do Amor Divino, o antigo retábulo e o altar da capela construída pelo Padre Corrêa foram levados para uma outra capela, iniciada no século XIX e que passou por várias mudanças estruturais ao longo das décadas.

Criada no dia 13 de abril de 1946, através da Bula ‘Pastoralis qua urgemur’, do Papa Pio XII, a Diocese de Petrópolis teve como primeiro Bispo, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, que confiou seu ministério episcopal e toda Diocese aos cuidados de Nossa Senhora do Amor Divino.

Mais uma imagem brasileira de Nossa Senhora recebe a coroacao pontificia 2

O que é uma Coroação Pontifícia?

A Coroação Pontifícia é o reconhecimento que o Papa faz de uma devoção Mariana, ligada a uma imagem, venerada em uma região. Através deste ato, aquele título mariano e a sua devoção são expandidos para todo o mundo católico. O ato é realizado pelo próprio Pontífice ou por um Bispo delegado por ele, que fará todos os atos em nome e com a autoridade do Papa.

Esta não é a primeira imagem brasileira de Nossa Senhora a receber esta graça do Sucessor de Pedro. Outras devoções marianas que foram agraciadas desta forma são as seguintes: A imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 1904; a imagem de Nossa Senhora do Carmo, de Recife, em 1919; a imagem de Nossa Senhora do Pilar, de São João Del Rei, em 1954 e a imagem de Nossa Senhora do Carmo, de Mariana, em 1961. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas