Gaudium news > Mais um Santuário nas Filipinas é elevado ao status de Basílica Menor

Mais um Santuário nas Filipinas é elevado ao status de Basílica Menor

As Basílicas menores possuem alguns privilégios especiais por seu vínculo com o Sumo Pontífice.

Mais um Santuario nas Filipinas e elevado ao status de Basilica Menor 1

Foto: CBCP/Taguig City Pio.

Filipinas – Taguig (22/11/2022 17:02, Gaudium Press) O Santuário Arquidiocesano e Paróquia de Santa Ana, localizado na cidade de Taguig foi elevado pelo Papa Francisco ao status de Basílica Menor. A declaração formal ocorreu durante uma Santa Missa presidida pelo Arcebispo Charles Brown, Núncio Apostólico nas Filipinas, no dia 21 de novembro, Apresentação da Bem-Aventurada Virgem Maria.

Durante sua homilia, o prelado manifestou sua gratidão ao Sumo Pontífice pelo que ele chamou de ‘bênção’ para todos os fiéis da comunidade, ressaltando que o ato traz muito orgulho e alegria. “Sabemos que receber o título de Basílica menor é um dom precioso que vem acompanhado da responsabilidade de fortalecer a vida espiritual, os trabalhos pastorais e os atos de caridade da comunidade paroquial”, destacou.

Mais um Santuario nas Filipinas e elevado ao status de Basilica Menor 2

Foto: CBCP/Taguig City Pio.

Privilégios de uma Basílica

O Núncio papal enfatizou que uma Basílica possui privilégios especiais por seu vínculo com o Papa. Segundo ele, uma das mais significativas são as indulgências plenárias, que podem ser recebidas pelos fiéis que visitam devotamente a Basílica em determinados dias e participam de ritos sagrados.

Ele afirmou ainda que a igreja deve ser um lugar de proteção “para os pobres, para os fracos e para todos nós… não importa qual seja nossa origem, não importa quais sejam nossas tentações, não importa quais sejam nossas falhas. Vamos fazer nossas Igrejas abertas a todos, a Igreja é um lugar onde Deus está presente. A igreja é um lugar onde nossos pecados são perdoados”, concluiu.

Mais um Santuario nas Filipinas e elevado ao status de Basilica Menor 3

Foto: CBCP/Taguig City Pio.

O que é uma Basílica menor?

As Basílicas menores podem se gloriar do título por conta de sua antiguidade, pela dignidade que reveste aos olhos dos fiéis, pelo valor histórico, arquitetônico ou artístico, pelo alto valor e significado como lugar de culto.

As Basílicas são classificadas em dois tipos: “Basílicas maiores”, que são quatro, todas situadas em Roma: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros; e as “Basílicas maiores”, que já passam de 1500 e estão distribuídas em todo o mundo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas