Gaudium news > Mais um sacerdote católico é sequestrado nos Camarões

Mais um sacerdote católico é sequestrado nos Camarões

Para libertar o sacerdote, os sequestradores exigiram o pagamento de 20 milhões de francos CFA, o equivalente a 30 mil euros.

Mais um sacerdote catolico e sequestrado nos Camaroes

Redação (31/08/2021 16:49, Gaudium Press) O Vigário Geral da Diocese de Mamfe, Padre Julius Agbortoko, é mais uma vítima de sequestradores na região anglófona do sudoeste de Camarões. O sacerdote foi sequestrado no último domingo, 29, ao retornar de Kokobuma, onde havia feito uma visita pastoral e participado da inauguração do presbitério paroquial.

O chanceler da diocese de Mamfe, Padre Sebastine Sinju, divulgou com grande tristeza esta notícia, revelando o grande sofrimento que este ato terrorista traz consigo. Segundo ele, o sequestro ocorreu meia hora depois do Padre Sebastine chegar.

Sacerdote foi sequestrado por combatentes separatistas

Os sequestradores, que se identificaram como combatentes separatistas, invadiram o complexo do Seminário Maior e se dirigiram ao alojamento do Bispo Emérito Francisco Teke Lysinge.

Pouco tempo depois, saíram levando o jovem Padre Agbortoko com eles. Para libertar o sacerdote eles exigiram o pagamento de 20 milhões de francos CFA, o equivalente a 30 mil euros.

O Padre Sinju fez um apelo para que todos rezem pela segurança do sacerdote sequestrado e por sua urgente libertação. Em seguida, criticou os ataques à Igreja em geral e a de Mamfe em particular, suplicando que as partes envolvidas nesta crise nacional respeitem a Igreja Católica.

Violência nos Camarões

O sequestro do Padre Agbortoko é apenas um de uma série que vem ocorrendo no país, devido a luta de separatistas das regiões anglófonas dos Camarões contra as forças do poder central, que se transformou em conflito armado em 2017.

Há pouco mais de três meses, ocorreu o sequestro do Padre Christopher Eboka, da Diocese de Mamfe, que acabou sendo libertado nove dias depois. Em julho de 2018, um sacerdote foi morto a tiros não muito longe de Muyuka, e em outubro do mesmo ano, um missionário americano foi mortalmente ferido durante um tiroteio. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas