Gaudium news > Mais de 90% dos poloneses se identificam como católicos, diz relatório

Mais de 90% dos poloneses se identificam como católicos, diz relatório

No relatório intitulado “Igreja na Polônia” há diversos dados e análises sobre a atividade dos católicos no país.

Mais de 90 dos poloneses se identificam como catolicos diz relatorio 1

Polônia – Varsóvia (05/03/2021 15:32, Gaudium Press) A Agência Católica de Informação (KAI) divulgou nesta sexta-feira, 5 de março, um relatório intitulado “Igreja na Polônia”. O documento afirma que 91,9% dos poloneses se identificam como católicos, um pouco mais de 3% se autodenominaram sem fé, enquanto 0,9% se identificaram como cristãos ortodoxos.

O dado é importante, ainda mais dentro do atual contexto, no qual há uma secularização cada vez maior na sociedade. Outro dado importante apresentado na publicação é o de que 36,9% dos católicos comparecem regularmente à Santa Missa.

Mais de 90 dos poloneses se identificam como catolicos diz relatorio 2

A pandemia fortaleceu os laços familiares e a religiosidade na Polônia

Outros dados preocupantes sobre a Igreja na Polônia, também foram apresentados no documento. Dentre eles se destacam a diminuição de jovens que observam a prática religiosa e também a queda no número de pessoas que expressam estima pela Igreja, apesar desse último dado ter apresentado uma ligeira melhora no início deste ano.

A Conferência dos Bispos poloneses afirmou que a pandemia de Covid-19 “destacou o processo de enfraquecimento das práticas religiosas coletivas e dos laços com a paróquia já em andamento nas últimas décadas”. Entretanto, ela também fortaleceu “os laços familiares e a religiosidade”.

Mais de 90 dos poloneses se identificam como catolicos diz relatorio 3

Igreja Católica na Polônia em números

A Igreja na Polônia possui dois Cardeais, 29 Arcebispos, 123 Bispos, 33.600 sacerdotes e cerca de 19 mil religiosas. Em 2020 o número de seminaristas era de 2.556. Atualmente, o número de missionários poloneses pelo mundo é de 1.883, servindo em 99 países nos cinco continentes.

A Polônia possui ainda 1.050 santuários católicos, dos quais 793 são marianos. Um dos mais conhecidos é o Mosteiro Jasna Gora, que conserva o ícone de Nossa Senhora de Czestochowa, e que em 2019 acolheu 4,4 milhões de peregrinos. Outro importante templo polonês é o Santuário da Divina Misericórdia, ligado às aparições de Jesus a Santa Faustina Kowalska. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas