Gaudium news > Livros antigos da Custódia da Terra Santa serão disponibilizados na internet

Livros antigos da Custódia da Terra Santa serão disponibilizados na internet

Israel – Jerusalém (Quarta-feira, 11-03-2020, Gaudium Press) Mais de mil volumes antigos que se conservam na Biblioteca Geral da Custódia franciscana da Terra Santa em Jerusalém serão logo digitalizados e estarão disponíveis na internet.

Isto é o que assegurou Frei Lionel Goh, ofm, Diretor da Biblioteca, que em entrevista com ‘Christian Media Center’ -meio de comunicação da Custódia- disse que já estão previstas 250 mil fotografias destes livros, conservados por séculos, para assim assegurar sua presença em futuras gerações.

Frei Lionel Goh, ofm, Diretor da Biblioteca Geral da Custódia franciscana da Terra Santa em Jerusalém assegurou que já estão previstas 250 mil fotografias destes livros, conservados por séculos, para assim assegurar sua presença em futuras gerações.
“Estes são alguns dos livros antigos, códices e manuscritos que temos previsto digitalizar. Vistas as condições nas quais se encontram, devemos fazê-lo antes que fiquem destruídos completamente pelo tempo e pelo uso”, indicou.

Vários dos volumes, inclusive, datam do século XII e foram escritos à mão ou produzidos com a técnica de impressão com tipos móveis. Daí que o trabalho de digitalização seja bastante delicado, pelo que se confiou à mãos especialistas; uma equipe de fotógrafos e conservadores procedentes da Polônia que estão concluindo um trabalho que já leva quatro anos.

Entre os especialistas se encontra a doutora Justyna Kurowska, que comentou ao meio de comunicação da Custódia em que consiste seu trabalho:

“O que devo fazer é folhear este livro e fotografá-lo página por página. Depois simplesmente viro o livro e começo a fotografar do outro lado (…) O fotógrafo, que está ao meu lado, deve analisar cada imagem, para depois reuni-las todas em um único arquivo que contenha o volume inteiro”.

Na Biblioteca Geral da Custódia da Terra Santa se conservam muitos tipos de documentos, entre eles livros de teologia, de história, de caráter religioso e, inclusive, de poesia, entre outros; que significam uma imensa riqueza por conservar, daí a importância de sua digitalização.

“Esta coleção é realmente valiosa. São livros antigos, alguns estão decorados. Devem ser protegidos, mas também acessíveis ao público”, assinalou a professora Ewa Dalicka-Witakowska, responsável pelo projeto, que acrescentou:

“Temos descrições de viagens e de peregrinações, vários documentos (…) Há realmente de tudo. Estão escritos em 18 idiomas, orientais e europeus: árabe, armênio, etíope, turco, copto (…) idiomas europeus como o latim e o grego, mas também há o italiano, o francês, o inglês, o alemão e outros”.

Para que a configuração on-line seja possível, a iniciativa conta também com a colaboração da British Library, que permitirá aos usuários das novas tecnologias acessar a partir de qualquer lugar do mundo os volumes antigos da Biblioteca da Custódia da Terra Santa.

A Biblioteca tem uma origem recente, já que foi inaugurada em fevereiro de 2013, com o objetivo de preservar a memória histórica da vida dos franciscanos nos lugares sagrados e de seus guardiões. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas