Gaudium news > Lançado livro sobre os “quase esquecidos” novíssimos

Lançado livro sobre os “quase esquecidos” novíssimos

A Cultor de Livros acaba de publicar o livro “Para ser feliz nesta e na outra vida. Brevíssimo tratado de Escatologia” de Vanderlei de Lima, eremita de Charles de Foucauld na Diocese de Limeira, São Paulo.  

livro

Redação (18/11/2021 10:27, Gaudium Press) Em 124 páginas, a obra apresenta, em linguagem acessível e bem fundamentada, a síntese segura do que a Igreja ensina sobre a Escatologia ou Novíssimos (parte da Teologia que estuda as últimas – novissima, no latim, e scatá, no grego – coisas da vida).

Começa abordando a vida neste mundo e o sofrimento humano (I), e, em seguida, para melhor compreendê-los, tendo em vista a felicidade eterna, expõe os últimos acontecimentos que dizem respeito a cada pessoa em particular: a morte, o juízo após a morte, o céu, o purgatório, o inferno, o debatido limbo das crianças e a vida consciente da alma separada do corpo no além (II).

Em um horizonte mais abrangente, aponta os eventos que se referem ao fim dos tempos: a ressurreição da carne, o juízo universal na segunda vinda gloriosa de Cristo e o fim do mundo (III).

Finalmente, discorre sobre alguns temas complementares, isto é, assuntos ligados à Escatologia por uma concatenação lógica de ideias, mas que não fazem parte do tratado em si. Nesta seção, versa-se sobre a reencarnação, a evocação dos mortos e a invocação dos santos, a expressão de fé: “Fora da Igreja não há salvação”, Deus, a religião e a Igreja Católica, a essência da Igreja que é, ao mesmo tempo, divina e humana, as indulgências e a existência ou não de vida em outros planetas, à luz da ciência e da fé (IV).

No Apêndice, analisa-se a famosa aposta de Blaise Pascal, filósofo francês do século XVII: “É melhor crer ou não crer?”, obtendo uma resposta positiva a favor da fé.

       O prefácio da obra é de Dom Fernando Arêas Rifan, Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney.

       Pedidos: https://www.cultordelivros.com.br/produto/para-ser-feliz-nesta-e-na-outra-vida-brevissimo-tratado-de-escatologia-78637

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas