Gaudium news > Ladainha de São José tem mais sete invocações

Ladainha de São José tem mais sete invocações

O documento apresenta as sete novas invocações à Ladainha de São José que atualizam a que havia sido aprovada em 1909 pela Santa Sé.

O documento apresenta as sete novas invocações à Ladainha de São José que atualizam a que havia sido aprovada em 1909 pela Santa Sé.

Redação (03/04/2021, 17:09,  Gaudium Press) No dia 1º de maio, Festa de São José Operário, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos enviou “Carta aos Presidentes das Conferências Episcopais sobre novas invocações na Ladainha em honra de São José”.

O documento foi assinado pelo Secretário do Dicastério do Vaticano, Arcebispo Arthur Roche e pelo Subsecretário Padre Corrado Maggioni.

No 150º aniversário da proclamação de São José como Patrono da Igreja Universal, o documento apresenta as sete novas invocações à Ladainha de São José que atualizam a que havia sido aprovada em 1909 pela Santa Sé.

Os acréscimos são feitos também por ocasião da carta apostólica Patris corde, escrita pelo Papa Francisco com o objetivo de “aumentar o amor por este grande Santo, para nos sentirmos impelidos a implorar a sua intercessão e para imitarmos as suas virtudes e o seu desvelo”.

As sete novas invocações acrescentadas à Ladainha

A Congregação tirou as novas invocações das intervenções dos Papas que refletiram sobre aspectos da figura do Patrono da Igreja Universal, ou seja, Paulo VI, João Paulo II e Papa Francisco.

São as seguintes as novas invocações:
Guardião do Redentor (Custos Redemptoris), extraído da exortação apostólica Redemptoris custos de São João Paulo II;
Servo de Cristo (Serve Christi), pronunciada por São Paulo VI em sua homilia na Festa de São José em 1966, e citada tanto por São João Paulo II como pelo Papa Francisco em Patris corde;
Ministro da Salvação (Minister salutis) de São João Crisóstomo, também citado pelo Papa Wojtyla em Redemptoris custos;
Amparo nas dificuldades (Fulcimen in difficultatibus), usado pelo Papa Francisco no prólogo da Patris corde);
por fim Patrono dos exilados, dos aflitos e dos pobres (Patrone exsulum, afflictorum, pauperum), também colocadas na Patris corde.

De acordo com o Documento, as Conferências Episcopais poderão acrescentar invocações locais

Estas novas invocações foram apresentadas ao Papa que aprovou sua integração nas Ladainha de São José, como no texto completo anexado à carta do dicastério, que repete todas as 31 invocações ao Esposo da Virgem Maria.

“Será tarefa das Conferências dos Bispos”, diz a carta, “providenciar a tradução da ladainha para os idiomas de sua competência e publicá-los”. Traduções que não precisarão de confirmação da Sé Apostólica.

A Congregação finalmente autoriza as Conferências Episcopais a introduzir, “segundo seu prudente julgamento”, “no lugar apropriado e preservando o gênero literário, outras invocações com as quais São José é particularmente homenageado em seus países”. (JSG)

(Foto Aleteia)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas