Gaudium news > Juiz de Fora inicia celebrações pelo Centenário Diocesano da Arquidiocese

Juiz de Fora inicia celebrações pelo Centenário Diocesano da Arquidiocese

As festividades seguirão o tema “Igreja de Juiz de Fora, há 100 anos caminhando na estrada de Jesus” e o lema “Fazei de nós um só corpo e um só espírito” (cf. Ef 4,4).

Juiz de Fora inicia celebracoes pelo Centenario Diocesano da Arquidiocese

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Juiz de Fora.

Juiz de Fora – Minas Gerais (31/01/2024 16:43, Gaudium Press) Na próxima quinta-feira, 1º de fevereiro de 2024, será celebrado o tríduo comemorativo que dará início a programação oficial das festividades pelo centenário Diocesano de Juiz de Fora. O dia será dedicado à Eucaristia e também marcará a abertura do Ano Eucarístico. Estão previstos momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, procissões e celebrações festivas.

No 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor e da Purificação de Nossa Senhora, e também primeira sexta-feira do mês, os fiéis serão convocados para uma jornada penitencial. Na ocasião, haverá atendimento de confissões, unção dos enfermos e a tradicional celebração da luz.

O tríduo será encerrado no dia 3 de fevereiro, data na qual também se celebra a memória de São Brás. Na ocasião serão celebradas diversas Santas Missas com a tradicional bênção das gargantas. Neste dia também estão marcadas ordenações sacerdotais e diaconais na Catedral Metropolitana, às 9h.

A grande solenidade pelos cem anos da Diocese de Juiz de Fora será celebrada no dia 4 de fevereiro, em torno do altar da Catedral Metropolitana. A programação está prevista para ser iniciada às 14h e ter o seu auge às 16h, com uma Santa Missa Solene que contará com a participação de diversos Bispos, sacerdotes e diáconos do clero local e representantes de todas as 91 paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora.

Logo do centenário Diocesano da Arquidiocese de Juiz de Fora

A logo apresenta um ostensório dourado tendo ao centro a figura do Cordeiro Pascal. A proposta visual nos faz recordar que o próximo ano será dedicado à Eucaristia nessa Igreja Particular e que o Cordeiro Pascal deve estar no centro da vida eclesial. A cor amarela significa a nobreza da festa do centenário, assim como as riquezas da Arquidiocese de Juiz de Fora.

Além disso, através dessa logo também se pretende destacar que a espiritualidade eucarística conduz à comunhão, por este motivo, ao redor do ostensório aparecem raios que representam também as mãos dadas de todo o povo de Deus. A circularidade da ação do Espírito Santo gera na Igreja comunhão e participação. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas