Jubileu dos Catequistas reunirá representantes de língua portuguesa em Roma
O encontro, que está programado para acontecer entre os dias 26 a 28 de setembro, faz parte do Jubileu da Esperança.
Roma – Itália (19/09/2025 10:20, Gaudium Press) A cidade de Roma acolherá, entre os dias 26 a 28 de setembro, o Jubileu dos Catequistas, iniciativa integrada ao Jubileu da Esperança que reunirá milhares de catequistas e formadores espirituais, com suas respectivas famílias. O Vaticano divulgou a programação, que será iniciada na sexta-feira, 26, com diferentes grupos peregrinando até a Porta Santa. A partir das 18h30 (horário local), será realizada uma Vigília de oração na Basílica de São Pedro.
Audiência com o Papa, Santa Missa e catequese
Na manhã do sábado, 27, a partir das 10h, o Papa Leão XIV concederá uma Audiência Jubilar na Praça São Pedro. Em seguida, às 12h, será celebrada uma Santa Missa para todos os catequistas de língua portuguesa na Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma. Este momento havia sido preparado especialmente para a comitiva de 40 responsáveis diocesanos pela catequese, que irá até Roma representando a catequese em Portugal. Porém, foi estendido para catequistas da lusofonia.
Além de Portugal, os países que confirmaram o envio de catequistas para Roma durante o Jubileu dos Catequistas são: Brasil, Angola, Guiné, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor-Leste. Na parte da tarde, a partir das 16h30, haverá “catequeses nas Igrejas, divididos por grupos linguísticos” em locais que ainda serão divulgados pela organização.
Missa com Leão XIV e instituições de novos catequistas
O Jubileu dos Catequistas será concluído no domingo, 28 de setembro, com uma Santa Missa celebrada na praça de São Pedro, a partir das 10h, presidida pelo Papa Leão XIV. Durante esta cerimônia litúrgica estão previstas as instituições de alguns catequistas provenientes de diversos continentes.
“Este é um mês de recomeço na catequese, com muitas atividades e reencontros. Este Jubileu dos Catequistas vai, por certo, ser uma festa, um momento de muita alegria, de aprofundamento também da nossa Fé, junto do Papa Leão XIV, que é, ele mesmo, o primeiro catequista”, afirmou a Irmã Arminda Faustino, responsável pelo Departamento de Catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã. (EPC)
Deixe seu comentário