Gaudium news > Jornal oficial do Santuário de Fátima celebra seu centenário

Jornal oficial do Santuário de Fátima celebra seu centenário

O jornal ‘Voz da Fátima’ foi criado no dia 4 de maio de 1922 com o objetivo de publicar todas as notícias e informações relativas aos acontecimentos de Fátima.

Jornal oficial do Santuario de Fatima celebra seu centenario

Portugal – Fátima (18/10/2021 16:44, Gaudium Press) Foram iniciadas as comemorações por ocasião do centenário jornal oficial do Santuário de Fátima. O periódico ‘Voz da Fátima’ é publicado mensalmente desde 13 de outubro de 1922.

Ao comentar estas comemorações, que ocorrem entre outubro de 2021 até outubro de 2022, reitor do Santuário de Fátima explicou que “Fátima celebrará o centenário do seu jornal, da sua Voz. Um voz que ligou o país de Norte a sul e que nos ligou ao mundo inteiro, com particular destaque para os devotos de Nossa Senhora, que nos lêem em todo o mundo”.

Aumento no número de páginas e selo comemorativo

Durante esse período, além do aumento no número de páginas, de 12 para 16, as edições do jornal contarão com um selo comemorativo pelo centenário, que acompanhará todas as edições até outubro de 2022.

Outra iniciativa que será realizada, é uma exposição mural, nas alamedas que ladeiam o Recinto de Oração, que exibirá as primeiras páginas das edições do primeiro ano do jornal, procurando, ao mesmo tempo, trazer algumas das páginas que contém temas marcantes da vida deste Santuário ao longo dos cem anos do jornal.

Voz da Fatima

Encontro de acadêmicos, edição para crianças e publicação científica

Especialistas da academia e responsáveis da imprensa de inspiração cristã se reunirão em abril de 2022 em um encontro intitulado “O Mundo visto de Fátima- Jornadas de Comunicação no contexto do centenário do Jornal Voz da Fátima”. Durante o evento se debaterá sobre o papel do jornalismo católico na construção do Portugal moderno.

A edição de junho será inteiramente dedicada aos mais novos, seguindo a rubrica ‘Fátima dos pequeninos’ sendo escrita, editada e publicada por crianças católicas de todo o país. Por fim, será criada uma publicação científica sobre o jornal, com a participação de pesquisadores de diversas universidades portuguesas.

História do jornal ‘Voz da Fátima’

O jornal ‘Voz da Fátima’ foi criado no dia 4 de maio de 1922 através de uma Comissão Canônica nomeada por Dom José Alves Correia da Silva que se reuniu na cidade portuguesa de Leiria para investigar os acontecimentos de 1917. O objetivo da publicação mensal era a de publicar todas as notícias e informações relativas aos acontecimentos de Fátima e, em concreto, das aparições.

A tiragem inicial foi de 6 mil exemplares, chegando a quase 250 mil em julho de 1954, sobretudo por conta do aumento de devotos de Nossa Senhora de Fátima, em vários países do mundo. A tiragem atual é de 62 mil exemplares. Desde o ano de 2005, a Voz da Fátima está disponível no website do Santuário. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas