Gaudium news > Jogador de futebol é vítima de insultos anticatólicos na Inglaterra

Jogador de futebol é vítima de insultos anticatólicos na Inglaterra

Um jogador irlandês de futebol profissional foi vítima de insultos anticatólicos e blasfêmias durante uma partida, na Inglaterra

640px Wembley enggermatch 1

Redação (19/10/2022 14:50, Gaudium Press) O irlandês James McClean é um jogador de futebol profissional que joga pela equipe de Wigan Athletic, time da segunda divisão do campeonato inglês.

No último sábado, 15 de outubro, McClean jogava contra o Sunderland, seu antigo time entre 2011 e 2013, quando foi vítima de insultos anticatólicos e xenófobos da parte dos torcedores adversários.

Os torcedores de Sunderland gritavam e cantavam slogans e blasfêmias contra James McClean e contra o Papa. De fato, o jogador ganhou a animosidade da torcida quando se recusou a usar a papoula (símbolo que homenageia as tropas britânicas), na época que atuava pelo clube.

Na semana após a partida, o jogador publicou em suas redes sociais o cântico com as ofensas e declarou que a Associação Inglesa de Futebol (Football Association – FA) não toma nenhuma atitude para impedir este tipo de ato.

A Associação de Futebol é a responsável pela direção do esporte no país. “Todos os anos, eu os desafio sobre os abusos (insultos), e todo ano eles não fazem nada”, se expressou o jogador sobre os representantes da FA.

McClean declarou também que seu filho de sete anos participa de todos os jogos e, no último sábado, perguntou à mãe o porquê de os torcedores gritarem e cantarem contra o pai dele.

A esposa de McClean, Erin, agradeceu as mensagens de apoio e de incentivo que lhes chegaram após o desabafo do jogador.

O clube Sunderland publicou uma declaração na qual afirma que “tem uma política de tolerância zero contra todo tipo de discriminação” e que luta por um ambiente inclusivo e familiar no estádio de futebol.

A Liga inglesa de futebol também se manifestou condenando os insultos e afirmando que se põe à disposição para ajudar os clubes, a Associação do futebol e as demais autoridades. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas