Gaudium news > João, o discípulo amado

João, o discípulo amado

Apóstolo virgem, discípulo amado, mártir, evangelista e, sobretudo, aquele que recebeu Maria como mãe ao pé da Cruz. Esse é o grande São João, cuja festa se celebra dia 27 de dezembro.

SH2712 San Juan Evangelista Pedro Sierra Museu Nacional de Arte de Cataluna Barcelona

Redação (27/12/2023 08:29, Gaudium Press) Pelo ano 30 de nossa era, Pôncio Pilatos governava a Judéia, Herodes a Galiléia, e Filipe, seu irmão, a Ituréia. Caifás era o sumo sacerdote. Deus parecia mudo em relação ao povo de Israel oprimido pelos romanos quando, nas margens do rio Jordão, surgiu um profeta pregando o batismo de penitência para a remissão dos pecados, preparando assim as almas para a vinda iminente do tão esperado Messias.

O encontro com Cristo

E o povo afluía em grande número para ouvir João Batista, “a voz do que clama no deserto”. Entre seus discípulos, havia dois irmãos, Tiago e João, filhos de Zebedeu e Salomé, que moravam em Cafarnaum, à margem do lago de Tiberíades.

Aguardavam todos o advento daquele que libertaria da opressão o Povo Eleito. João — cujo nome, segundo Orígenes, significa “em quem está a graça” — era ainda muito jovem quando conheceu Nosso Senhor Jesus Cristo.

O próprio Evangelista narra singelamente o encontro decisivo de sua vida: “No dia seguinte, estava lá João [Batista] outra vez com dois dos seus discípulos. E, avistando Jesus que ia passando, disse: Eis o Cordeiro de Deus. Os dois discípulos ouviram-no falar e seguiram Jesus. Voltando-se Este e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que procurais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras? — Vinde e vede, respondeu-lhes Ele. Foram aonde Ele morava e ficaram com Ele aquele dia” (Jo 1, 35-39).

O que lhes terá ensinado o Divino Mestre? Que graças extraordinárias não lhes terá concedido, a fim de compreenderem o mistério da Redenção? O fato é que esse celestial colóquio mudou suas vidas. João e André foram, assim, os primeiros discípulos de Jesus. Logo se lhes juntaram outros companheiros de pesca: Simão, irmão de André, Tiago, irmão de João, e Filipe.

Único Apóstolo presente no Calvário

Nas bodas de Caná, presenciou João o primeiro milagre de Jesus. Este fato acendeu a fé dos primeiros seguidores de Cristo e, em consequência, nasceu a própria Igreja.  Como ele mesmo descreve, só os Apóstolos penetraram a fundo no significado do milagre: “Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram n’Ele” (Jo 2, 11b).

A virgindade de João lhe atraíra a predileção do Divino Mestre. O discípulo amado esteve presente nos episódios culminantes da passagem do Verbo de Deus pela terra. Presenciou, com Pedro e Tiago, a Transfiguração do Senhor no Monte Tabor. Na Santa Ceia, reclinou a cabeça sobre o Coração de Jesus, sendo considerado seu primeiro devoto.

Os mesmos três Apóstolos do Tabor foram chamados pelo Mestre para acompanhá-Lo na tremenda provação no Horto das Oliveiras, quando misteriosamente o Deus humanado foi procurar consolo nos discípulos, mas estes dormiam…

O sono foi a fuga para a sua pouca fé. Não entenderam como Aquele que ressuscitara Lázaro, multiplicara os pães, expulsara os vendilhões do Templo e andara sobre as ondas, agora, suava sangue de temor.

Curiosamente, dois dos principais acontecimentos da vida de Nosso Senhor — a Transfiguração e a Agonia no Horto —, presenciadas pessoalmente por João, não são relatadas por ele em seu Evangelho. Fazem-no os outros evangelistas.

Na hora da prisão de Jesus, é conhecida a reação dos seus discípulos: fugiram todos. Mas ele voltou e acompanhou de perto os padecimentos do Divino Redentor.

E na hora extrema estava ao pé da Cruz, lá recebendo a maior recompensa que alguém já teve na terra: foi-lhe dada por mãe a própria Mãe de Deus (Jo 19, 26-27). E, em sua pessoa, todos os católicos, até o fim do mundo, foram recebidos por Maria como filhos.

Que predileção por esse Apóstolo, o amado entre os amados! Quando Maria Madalena comunicou aos Apóstolos a ressurreição de Jesus, foi João o primeiro a chegar ao túmulo. E o único a reconhecer o Divino Mestre quando Este apareceu na praia: “É o Senhor!”, exclamou ele (Jo 21,7).

Apologista da divindade de Jesus

Após a Ascensão do Senhor aos céus, mudou-se para Éfeso, com Maria Santíssima. Desse convívio dulcíssimo e santo com Nossa Senhora, não nos deixou ele, infelizmente, nenhuma descrição.

Mas bem podemos imaginar o quanto a Mãe de Deus o iluminou a respeito dos divinos mistérios. Escreveu seu Evangelho a pedido dos bispos da Ásia, contra Cerinto e outros hereges. São Tomás de Aquino realça o fato de que São Mateus e São Lucas tratam da natividade do Senhor segundo a carne, enquanto São João passa em silêncio este aspecto, e começa sua narração demonstrando a divindade de Cristo.

Santo Agostinho comenta os símbolos dos Evangelistas. Os três primeiros são representados pelo leão, pelo homem e pelo touro, seres que andam sobre a terra. Isto porque estes se ocupam sobretudo do que fez Jesus Cristo em carne mortal.

Já São João é representado por uma águia, pois ele se eleva sobre as nuvens da debilidade humana — como a águia alça voo pelos ares — e vê a luz da verdade imutável com os olhos firmíssimos e penetrantes de sua alma, especialmente a divindade de Jesus Cristo.

Sobreviveu milagrosamente ao martírio, saindo incólume do tonel de óleo fervente onde fora jogado por ordem de Domiciano. Em seguida, foi desterrado para a Ilha de Patmos, onde escreveu o Apocalipse.

O próprio São João nos relata uma misteriosa frase de Nosso Senhor, a respeito de si mesmo: “Voltando-se Pedro, viu que o seguia aquele discípulo que Jesus amava (aquele que estivera reclinado sobre o seu peito, durante a ceia, e lhe perguntara: Senhor, quem é que Te há de trair?).

Vendo-o, Pedro perguntou a Jesus: Senhor, e este? Que será dele? Respondeu-lhe Jesus: Que te importa se Eu quero que ele fique até que Eu venha? Segue-me tu. Correu por isso o boato entre os irmãos de que aquele discípulo não morreria. Mas Jesus não lhe disse: Não morrerá, mas: Que te importa se quero que ele fique assim até que eu venha?” (Jo 21, 20-23).

Por essa razão, apesar de constar que São João Evangelista faleceu idoso, no ano 68 depois da Paixão do Senhor, e foi sepultado próximo de Éfeso, alguns autores sustentam que ele está no Paraíso Terrestre, juntamente com Elias e Enoc, aguardando o momento de voltar a intervir na História. Será real? Quem viver, verá…

Uma coisa, porém, é certa: o Discípulo amado, o Apóstolo virgem, o João de Maria Santíssima rezará a Ela por cada um de nós, se lhe pedirmos.

Texto extraído, com pequenas adaptações, da Revista Arautos do Evangelho n.24 dezembro 2003.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas