Gaudium news > “Jesus não tem pecado: Ele se fez pecado para nos salvar”, relembra Papa em homilia

“Jesus não tem pecado: Ele se fez pecado para nos salvar”, relembra Papa em homilia

Diante do crucifixo, pensamos: “Tu pareces o maior pecador, assumistes sobre si todos os nossos pecados, aniquilou-se.”

  Diante do crucifixo, pensamos: “Tu pareces o maior pecador, assumistes sobre si todos os nossos pecados, aniquilou-se.”

Cidade do Vaticano (31-03-2020, Gaudium Press) A Antífona de entrada da Missa desta terça-feira da V Semana da Quaresma é um encorajamento: “Espera no Senhor e sê corajoso! Fortifique-se teu coração; espera no Senhor” (Sl 26,14).

Ao introduzir a celebração que presidiu na Casa Santa Marta, Francisco aproveitou para relembrar aqueles que não têm casa e pediu por eles:

“Rezemos hoje pelos sem-teto, neste momento em que nos é pedido para estar dentro de casa. Para que a sociedade de homens e mulheres se dê conta desta realidade e os ajude, e a Igreja os acolha. ”

Jesus se fez pecado, não tem pecado

Depois, na homilia, Francisco comentou as leituras do dia que são extraídas do Livro dos Números (Nm 21,4-9) e do Evangelho de João (Jo 8,21-30).

O Papa recordou para os fiéis que o viam online que, vindo a esse mundo para nos salvar, Nosso Senhor Jesus Cristo se fez pecado.

“O Redentor veio a esse mundo para assumir sobre si os nossos pecados: na cruz ele sofreu, padeceu e morreu por nossos pecados, por amor a nós.

Contemplemos Jesus na cruz, e agradeçamos por tudo isso”, recomendou Francisco para logo continuar:

 “O Senhor disse a Moisés: ‘Faze uma serpente abrasadora e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela viverá’. Eu venho a pensar: mas isso não é uma idolatria? Há a serpente ali, um ídolo, que me dá a saúde: Não se entende. Logicamente, não se entende, porque esta é uma profecia, este é um anúncio daquilo que acontecerá. Porque ouvimos também como profecia próxima, no Evangelho:

‘Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo’”, lembrou o Papa para, logo em seguida, comentar que “Moisés faz uma serpente e a eleva. Jesus será elevado, como a serpente, para dar a salvação. Mas o núcleo da profecia é propriamente que Jesus se fez pecado por nós. Jesus não tem pecado: Ele se fez pecado. Como diz São Pedro na segunda Carta: ‘Assumiu sobre si os nossos pecados’. E quando nós olhamos para o crucifixo, pensamos no Senhor que sofre: tudo aquilo é verdade” (…) “Tu pareces o maior pecador, Ti fizeste pecado. Assumiu sobre si todos os nossos pecados, aniquilou-se.” (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas