Gaudium news > “Jesus está e continuará sempre presente entre nós”, lembra o Papa Francisco no Regina Coeli

“Jesus está e continuará sempre presente entre nós”, lembra o Papa Francisco no Regina Coeli

Para encorajar o cumprimento da difícil missão do cristão, o Papa recorda as palavras de Jesus: “Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”.

Para encorajar o cumprimento da difícil missão do cristão, o Papa recorda as palavras de Jesus: “Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”.

Cidade do Vaticano (25/05/2020 10:02, Gaudium Press) Depois de mais de dois meses fechada ao público, neste domingo (24/05), a Praça São Pedro, no Vaticano, voltou a ser aberta para os fiéis e peregrinos e um número significativo deles ali esteve para acompanhar o Papa durante a oração do Regina Coeli.

Para a abertura da Praça ainda devem ser obedecidas normas de distanciamento e cuidados estabelecidos pela quarentena imposta pela pandemia do covid-19, contudo, é um sinal de esperança de que a vida caminhe para um ritmo de normalidade.

Ainda neste domingo, o Papa rezou o Regina Coeli na Biblioteca do Palácio Apostólico, mas, no final foi até à janela para saudar os presentes e lhes abençoar.

A última vez que os fiéis e peregrinos puderam se reunir na Praça São Pedro para a Audiência Geral dos domingos foi no dia 8 de março.

Missão confiada aos Apóstolos: anunciar, batizar, ensinar os caminhos do Senhor, seguindo o Evangelho

Durante sua alocução, o Papa recordou a solenidade da Ascensão do Senhor e comentou o trecho do Evangelho de São Mateus quando os Apóstolos se reúnem na Galileia e Nosso Senhor ressuscitado encontra-se com eles pela última vez, no monte, antes de sua Ascensão ao Céu.

Foi nesta ocasião, recordou o Papa, que Jesus confiou aos discípulos a tarefa de continuar a sua obra dizendo-lhes: “Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! ”  ( v. 19-20).

Francisco explicou que a missão confiada aos Apóstolos é esta: anunciar, batizar e ensinar a caminhar nos caminhos do Senhor, seguindo o Evangelho: “Esta mensagem de salvação implica antes de tudo o dever do testemunho, sem testemunho não se pode anunciar, ao qual também nós, discípulos de hoje, somos chamados para dar conta da nossa fé. ”

Uma promessa de Jesus garante Sua presença constante e consoladora entre nós por meio do seu Espírito

Comenta o Pontífice que estamos diante de uma tarefa difícil e que, pensando nas nossas fraquezas, nos sentimos inadequados.
Contudo, ensina Francisco, isso não nos deve desencorajar, devemos recordar as palavras que Nosso Senhor disse aos apóstolos antes de subir ao Céu:
“Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo” (v. 20).

Para o Papa Francisco, esta promessa garante a presença constante e consoladora de Jesus entre nós, que se dá por meio do seu Espírito. O Espírito conduz a Igreja a caminhar na história, afirmou.

Um novo modo de estar conosco

Francisco comentou que com a promessa de permanecer conosco até o fim dos tempos, Jesus inaugura o estilo de sua presença no mundo como Ressuscitado, ou seja, uma presença revelada na Palavra, nos Sacramentos, na ação constante e interior do Espírito Santo.

Para finalizar, o Pontífice comenta que “A festa da Ascensão nos diz que, embora tenha subido ao Céu para habitar gloriosamente à direita do Pai, Jesus está ainda e sempre entre nós: disso vêm a nossa força, a nossa perseverança e a nossa alegria. Justamente da presença de Jesus entre nós com a força do Espírito Santo.”

E, por fim, o Papa concluiu pedindo a intercessão de Nossa Senhora para que “acompanhe nossa viagem com sua proteção materna: dela aprendemos a doçura e a coragem de sermos testemunhas no mundo do Senhor Ressuscitado”. (JSG)

(Com informações Vatican News)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas